Um refrigerador é de fato uma máquina composta, pois utiliza várias máquinas simples em conjunto para realizar sua operação de resfriamento. Veja como uma geladeira pode ser considerada uma máquina composta:
1. Alavanca:Ao abrir a porta da geladeira, você está basicamente operando um mecanismo de alavanca. A maçaneta da porta funciona como uma alavanca e, ao aplicar força, permite que a porta gire nas dobradiças, dando acesso ao interior da geladeira.
2. Polia:Dentro da geladeira existe um sistema de polias e correias que permite ao motor acionar o compressor. As polias funcionam como máquinas simples que alteram a direção da força aplicada pelas correias, transmitindo o movimento rotacional do motor para o compressor.
3. Plano inclinado:As bobinas do evaporador localizadas dentro do refrigerador criam um plano inclinado. À medida que o refrigerante circula pelas bobinas, ele se move contra a gravidade, permitindo uma transferência eficiente de calor e a vaporização do refrigerante.
4. Roda e Eixo:O motor elétrico que alimenta o refrigerador utiliza um mecanismo de roda e eixo. O motor consiste em um rotor giratório (roda) montado em um eixo. Quando a corrente elétrica flui pelos enrolamentos do motor, ela gera um campo magnético que faz o rotor girar sobre o eixo, acionando o sistema de refrigeração.
5. Parafuso:Os compressores de refrigeração geralmente incorporam um mecanismo de parafuso. O compressor emprega um parafuso giratório para aumentar a pressão do vapor refrigerante, comprimindo-o antes de entrar nas serpentinas do condensador.
Ao combinar estas máquinas simples, um frigorífico funciona de forma eficiente para remover o calor do seu interior e manter baixas temperaturas para a conservação dos alimentos. Através do funcionamento coordenado de alavancas, polias, planos inclinados, rodas e eixos e parafusos, um refrigerador desempenha com sucesso suas funções de resfriamento.