Os refrigeradores modernos normalmente usam hidrofluorocarbonetos (HFCs) como refrigerantes. Os HFCs são produtos químicos produzidos pelo homem que foram desenvolvidos como alternativas aos clorofluorocarbonos (CFCs) e aos hidroclorofluorocarbonos (HCFCs), que contribuem para a destruição da camada de ozônio.
Alguns refrigerantes HFC comuns usados em refrigeradores incluem:
1. R-134a (Tetrafluoroetano):Este é um refrigerante HFC amplamente utilizado que possui potencial de destruição da camada de ozônio (ODP) e potencial de aquecimento global (GWP) relativamente baixos.
2. R-404A (Clorodifluorometano, Difluorometano e Pentafluoroetano):Esta é uma mistura de refrigerantes HFC comumente usados em aplicações de refrigeração comercial, incluindo refrigeradores. Tem um PAG mais elevado em comparação com o R-134a.
3. R-410A (Difluorometano e Pentafluoroetano):Esta é outra mistura de HFC usada em refrigeradores. Tem um PAG relativamente alto, mas proporciona boa eficiência energética e baixa inflamabilidade.
É importante ressaltar que o tipo específico de refrigerante utilizado em um refrigerador pode variar dependendo do fabricante e da região onde o aparelho é vendido. Consulte sempre as especificações do fabricante ou a documentação do produto para determinar o tipo exato de refrigerante usado em um refrigerador específico.
Além disso, a utilização de refrigerantes HFC está a ser gradualmente eliminada em muitos países devido à sua contribuição para as alterações climáticas. Como resultado, os refrigerantes mais recentes com menor PAG, como as hidrofluoroolefinas (HFOs) e os refrigerantes naturais como o dióxido de carbono (CO2), estão a tornar-se mais comuns em frigoríficos e outros aparelhos de refrigeração.