A mudança do modo real para o modo protegido no microprocessador 80386 pode ser feita executando instruções específicas e executando certas etapas de inicialização. Aqui está um esboço geral do processo:
1. Habilite o portão A20: - Certifique-se de que a porta A20 esteja habilitada, permitindo que o processador acesse todo o espaço de endereço de 20 bits. Isso normalmente é feito através do controlador de teclado ou gravando em portas de E/S específicas.
2. Configure os registros de segmento: - Inicialize os quatro registros de segmento (CS, DS, ES, SS) com endereços base e limites apropriados para definir os segmentos de memória em modo protegido.
3. Carregue a Tabela de Descritores Globais (GDT): - Crie um GDT, que é uma estrutura de dados contendo descritores de segmento.
- Carregar o registrador GDT (GDTR) com o endereço base do GDT.
4. Carregue o Registro de Tarefa (TR): - Configure um segmento de estado de tarefa (TSS) e carregue seu endereço base no registro TR.
- O TSS contém informações sobre a tarefa atual, como seu ponteiro de pilha e outros dados relacionados à tarefa.
5. Ative o modo protegido: - Execute a instrução "MOV AX, 0x10; MOV DS, AX", que permite ao processador ler a palavra de status da máquina (MSW) do local de memória 0x0010.
- Escreva o valor apropriado no MSW para ativar o modo protegido (por exemplo, defina o bit 0).
6. Inicializar interrupções: - Configure vetores de interrupção e tabela de descritores de interrupção (IDT) para modo protegido.
7. Mudar para o modo protegido: - Execute a instrução "JMP FAR PTR 0x10:0x0;LJMP $0, $0", que salta para o vetor de interrupção em modo real em 0x0010:0x0000 e depois realiza um salto longo para o segmento 0, offset 0 em modo protegido.
Após executar essas etapas, o processador entrará no modo protegido. É importante observar que os detalhes específicos e a sequência de etapas podem variar dependendo do modelo exato do processador 80386 e do sistema operacional ou software usado. A inicialização e o manuseio adequados do gerenciamento de memória, segmentação e outros recursos do modo protegido são essenciais para o correto funcionamento do sistema.