Aqui estão alguns sinais a serem observados que podem indicar que seu computador está sendo acessado remotamente: -
Atividade incomum: Se você notar atividades estranhas em seu computador, como pop-ups incomuns, alterações inesperadas nas configurações ou programas desconhecidos em execução, isso pode ser um sinal de acesso remoto não autorizado.
-
Desempenho lento: Uma diminuição repentina no desempenho do seu computador, como tempos de inicialização lentos ou aplicativos lentos, pode indicar que os recursos do sistema estão sendo usados por um usuário remoto.
-
Tráfego de rede: Se você notar um aumento no tráfego da sua rede, especialmente se ocorrer quando você não estiver usando ativamente a Internet, isso pode significar que alguém está acessando remotamente o seu computador e transferindo dados.
-
Processos desconhecidos: Verifique seu gerenciador de tarefas em busca de processos desconhecidos ou de aparência suspeita em execução no seu computador. Se você vir algum processo que não reconhece, ele pode estar relacionado ao acesso remoto não autorizado.
-
Alterações de arquivo: Fique atento a quaisquer modificações, exclusões ou adições aos seus arquivos que você não fez. Essas alterações podem ser uma indicação de acesso remoto.
-
Software de conexão de área de trabalho remota: Se você tiver um software de conexão de área de trabalho remota instalado (por exemplo, TeamViewer, AnyDesk), certifique-se de não deixar o software em execução e acidentalmente deixá-lo disponível para outras pessoas sem sua permissão.
Se você suspeitar que seu computador está sendo acessado remotamente sem o seu consentimento, é recomendável tomar medidas imediatas. Aqui estão algumas ações que você pode realizar:
1.
Desconecte-se da Internet: Desconectar-se da Internet pode ajudar a impedir novos acessos não autorizados.
2.
Altere suas senhas: Altere todas as suas senhas, especialmente de contas confidenciais, como e-mail, serviços bancários e redes sociais.
3.
Instalar/atualizar software antivírus: Certifique-se de ter um programa antivírus confiável instalado e atualizado em seu computador. Execute uma verificação completa para detectar e remover qualquer malware ou trojan de acesso remoto que possa estar presente.
4.
Verifique se há conexões de área de trabalho remota não autorizadas: Se você tiver um software de área de trabalho remota instalado, verifique se ele está configurado corretamente e se o acesso remoto não foi concedido involuntariamente.
5.
Monitore sua atividade de rede: Use ferramentas como o Windows Resource Monitor ou software de monitoramento de rede de terceiros para ficar de olho no tráfego da rede e identificar conexões ou transferências de dados incomuns.
6.
Ative a verificação em duas etapas: Configure a verificação em duas etapas (2FA) para suas contas importantes para adicionar uma camada extra de segurança.
Também é aconselhável consultar um especialista em segurança cibernética ou administrador de sistema para investigar mais detalhadamente o problema e tomar as medidas necessárias para proteger o seu computador.