>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Segurança do lar

Qual é a diferença entre servidor proxy explícito e transparente?

Um servidor proxy explícito, às vezes chamado de proxy de encaminhamento, exige que os aplicativos clientes sejam configurados manualmente para usar o endereço e o número da porta do servidor proxy. Uma vez configurado, todo o tráfego da aplicação cliente destinado a endereços externos será redirecionado automaticamente através do servidor proxy pelo sistema operacional. A vantagem de um proxy explícito é que todo o tráfego originado dessa aplicação deve passar pelo proxy, tornando o monitoramento e o bloqueio relativamente simples.

Por outro lado, um servidor proxy transparente, também conhecido como proxy inline, funciona no nível da rede e não requer ajustes de configuração no lado do cliente. Dessa forma, os computadores clientes simplesmente encaminham pacotes HTTP ou HTTPS de saída que chegam ao proxy nas portas padrão da camada de rede, como 80, 443 ou 1080, por meio de um proxy que escuta na porta TCP ou no intervalo de portas em modo transparente.

Uma grande vantagem de usar um proxy transparente é a implementação simplificada em arquiteturas de rede sem a necessidade de reconfigurar vários hosts. No entanto, sua eficácia depende da resolução adequada do DNS (por exemplo, definir o IP do gateway padrão do sistema como DNS) para que as consultas de entrada e de saída atravessem o proxy, o que também representa um desafio, pois os proxies transparentes devem efetivamente interceptar, redirecionar e modificar mensagens HTTP sem sendo detectado por clientes ou servidores, garantindo uma operação perfeita em circunstâncias normais.