Eu sou muito arrogante quando se trata de lavanderia:eu lavo na máquina itens que deveriam ser apenas para lavar à mão, eu não costumo medir sabão em pó e acredito que a vida é muito curta para se preocupar se as meias escolares do meu filho estão deslumbrantemente branco.
E enquanto a maioria de nós tende a lavar a roupa no piloto automático (porque quem tem tempo para pensar sobre essas coisas em profundidade?), algumas pequenas mudanças podem realmente fazer a diferença – não apenas em suas roupas, mas também em sua conta de luz e o ambiente.
Perguntei à especialista em lavanderia residente da CHOICE, Ashley Iredale, sobre suas principais proibições de lavanderia. Aqui estão cinco coisas que ele não faz (ou nunca faria).
1. Ele nunca compraria um carregador superior
"Vou aborrecer os amantes obstinados de carregadores superiores dizendo isso, mas você realmente fica melhor com um carregador frontal", diz Ashley.
"Eles limpam melhor, usam menos água, custam menos para funcionar e têm velocidades de centrifugação mais altas, o que significa que suas roupas secam mais rápido. Eles podem custar um pouco mais adiantado, mas valem a pena.
"Claro, um carregador frontal não é adequado para todas as situações, mas eu recomendo considerar um para sua próxima máquina de lavar."
Aqui está tudo o que você precisa saber sobre máquinas de lavar com carregador frontal.
A especialista em lavanderia CHOICE, Ashley Iredale, diz que o amaciante de roupas é "um desperdício de dinheiro e é ruim para sua máquina de lavar e para o meio ambiente".
2. Ele nunca usa amaciante
"Não há amaciante de roupas na minha lavanderia e nunca haverá", diz Ashley. "É um desperdício de dinheiro e é ruim para sua máquina de lavar e para o meio ambiente."
O amaciante de roupas funciona revestindo as fibras do tecido com produtos petroquímicos como o silicone, o que os torna mais escorregadios e mais eretos, dando aquela sensação macia e fofa.
Todo mundo adora toalhas felpudas, mas há um lado obscuro no amaciante de roupas:torna sua roupa menos absorvente de água, reduz a resistência ao fogo das roupas das crianças e pode se acumular em sua máquina de lavar para formar um composto desagradável chamado 'scrud'. Isso pode deixar marcas na roupa e causar problemas na máquina de lavar.
Depois, há o impacto ambiental:o uso de amaciante de roupas envia produtos químicos pelo ralo para nossos cursos d'água, e as emissões de carbono da fabricação e transporte também aumentam sua pegada de carbono.
"O amaciante de tecidos é apenas uma má notícia para todos os lados", diz Ashley. "Tente adicionar meia xícara de vinagre ao seu dispensador de amaciante - mas verifique o manual da sua máquina antes de fazer isso, pois alguns fabricantes não recomendam isso para suas máquinas."
Dar ao amaciante o movimento não significa dizer adeus às toalhas felpudas. Veja como manter suas toalhas macias e fofas sem amaciante.
3. Ele nunca usa a dose recomendada de detergente
"Aqui está um segredo que as empresas de sabão em pó não querem que você saiba:você não precisa usar tanto detergente quanto eles recomendam", diz Ashley.
"As pequenas colheres de plástico que vêm com o detergente são convenientes, mas podem ser enganosas. Você pode reduzir para apenas um terço ou até um quarto de uma colher e ainda obter uma ótima lavagem."
Pode parecer contra-intuitivo, mas usar mais detergente não deixará suas roupas mais limpas – e na verdade pode ter o efeito oposto, porque elas podem acabar com resíduos de detergente nelas.
E você também não precisa pagar muito caro para obter o melhor detergente para a roupa:recomendamos dois detergentes baratos da Aldi e Woolworths que custam três vezes menos que as grandes marcas.
Confira nossas análises de detergentes para roupas para descobrir quais marcas oferecem a melhor lavagem para sua dose.
“Você deve sempre deixar a porta ou a tampa da sua máquina de lavar aberta para que ela possa sair após a lavagem”, diz Ashley.
4. Ele nunca fecha a porta entre os ciclos
“Você deve sempre deixar a porta ou a tampa da sua máquina de lavar aberta para que ela possa sair após a lavagem”, diz Ashley.
"Fechar a porta retém a umidade nas vedações e pode levar à formação de mofo e bolor, para não mencionar odores desagradáveis de mofo. Isso também pode danificar as juntas de borracha e fazer com que elas se deteriorem."
Também é uma boa ideia limpar rapidamente as vedações de borracha depois de terminar de lavar para ajudá-las a secar adequadamente.
Tudo se soma:verifique sempre os custos de funcionamento de uma máquina antes de comprar.
5. Ele nunca compraria uma máquina de lavar sem antes pesquisar os custos de funcionamento
"As máquinas de lavar modernas são mais eficientes do que nunca, mas ainda é importante verificar a eficiência energética de uma máquina antes de comprá-la", diz Ashley.
"O custo inicial de uma máquina é importante, mas você deve se certificar de que também será barato operar.
"Comprar uma máquina com uma classificação energética mais baixa pode custar centenas de dólares a mais ao longo da vida útil da máquina – sem mencionar o impacto ambiental do uso de mais eletricidade. Certifique-se de verificar a eficiência da água também."
Nossas análises especializadas de máquinas de lavar incluem informações detalhadas sobre custos operacionais, uso de energia e eficiência hídrica para ajudá-lo a comprar melhor.