Precisa saber
- Você pode lavar alguns sapatos na máquina de lavar, mas não deve simplesmente jogá-los na máquina e esperar o melhor – verifique primeiro as instruções de lavagem
- Você precisará limpar o excesso de sujeira com antecedência e remover os cadarços e solas
- Opte por uma lavagem a frio e detergente líquido para ajudar a evitar que as cores escorram e o detergente não dissolvido se aloje nas fendas dos sapatos
Se você pode lavar seus sapatos em uma máquina de lavar, depende em grande parte do material de seus sapatos. Descobrimos que sapatos de algodão, lona, poliéster e nylon (como tênis e tênis) têm alguma capacidade de serem lavados em máquina de lavar, enquanto sapatos de couro, camurça e cetim exigem outros métodos de limpeza.
Antes de começar sua busca por tênis mais brilhantes e brancos, há algumas coisas importantes a serem consideradas, desde o tipo de detergente e a configuração da máquina de lavar a ser usada, até se você pode secar seus sapatos em uma secadora depois de lavados.
Nesta página:
- Principais dicas para limpar seus tênis de corrida
- Qual é a melhor configuração de máquina de lavar para usar ao limpar sapatos?
- Os diferentes fabricantes de calçados têm instruções diferentes para limpeza?
- O tipo de máquina de lavar faz diferença na hora de lavar sapatos?
- Você pode colocar os sapatos na secadora de roupas ou no aquecedor?
Principais dicas para limpar seus tênis de corrida
Siga os conselhos abaixo para evitar danificar seus sapatos (e sua máquina de lavar).
Limpe qualquer sujeira do sapato com uma escova ou pano macio e limpo.
- Veja as instruções de lavagem nos sapatos e siga-as – elas são essenciais.
- Limpe a parte externa dos sapatos com uma escova ou pano limpo para remover o excesso de sujeira.
- Tire os cadarços, pois a cor pode escorrer para os tênis – você pode lavar os cadarços separadamente em uma bolsa delicada para que eles não escorreguem na vedação ou atrás do tambor.
- Retire as solas e limpe-as, pois às vezes elas não podem ser lavadas.
- Lave os sapatos com outra coisa, como uma toalha, para que os sapatos não saltem e causem danos à máquina de lavar.
- Use uma máquina de lavar com carregador frontal, se possível – elas são muito mais suaves do que a maioria dos carregadores superiores.
- Use um detergente líquido – é provável que o detergente em pó fique preso dentro dos sapatos e não se dissolva adequadamente, a menos que você o dissolva antes em água e o adicione à lavagem.
- Use uma lavagem fria – uma lavagem morna ou quente deixará o tecido do sapato deformado e pode fazer as cores escorrerem.
Qual é a melhor configuração de máquina de lavar para usar ao limpar sapatos?
Você vai querer usar a configuração de roupa delicada ou lavagem à mão. Isso tem um maior uso de água, que é o que você deseja lavar em torno de seus sapatos.
Remova as solas antes de limpar seus sapatos – eles demoram uma eternidade para secar.
Use um detergente líquido para evitar que resíduos de pó se alojem nas fendas do sapato.
Outros programas de lavagem geralmente usam muito menos água e contam com a fricção de outras roupas esfregando umas nas outras para limpar, o que não funcionará para o interior de seus tênis.
A lavagem à mão ou configurações delicadas têm velocidades de centrifugação mais baixas e, às vezes, nenhuma centrifugação. Se você puder certificar-se de que a velocidade de centrifugação está desligada ou na centrifugação mais baixa possível, isso reduz o risco de seus sapatos balançarem demais e danificarem o tambor de sua máquina de lavar (ou danificarem seus sapatos).
Certifique-se de ter outra coisa na máquina ao lavar os sapatos, como uma toalha, para suavizar qualquer ação de tombo.
As configurações de água fria também são melhores para usar nos sapatos, pois isso reduzirá o risco de as cores passarem pelo tecido dos sapatos. Há também a chance de uma lavagem morna ou quente fazer o tecido encolher e fazer com que seus sapatos não sirvam mais. Se sua máquina de lavar não tiver uma configuração de frio, use a configuração de temperatura mais baixa possível.
Os diferentes fabricantes de calçados têm instruções diferentes para limpeza?
Em suma, sim. É por isso que incentivamos fortemente qualquer pessoa que pense em lavar seus sapatos em uma máquina de lavar a verificar as instruções de lavagem. Às vezes, você os encontrará embaixo da língua do sapato.
Verifique sob a língua do sapato para ver as instruções de lavagem.
Às vezes, essas etiquetas se desgastam com o tempo; nesse caso, você deve verificar o site da marca, pois qualquer grande fabricante incluirá instruções de lavagem - se não para o seu sapato exato, então para sapatos em geral.
Tanto a Adidas quanto a Asics não recomendam lavar os sapatos em uma máquina de lavar – em vez disso, eles sugerem limpar os sapatos manualmente com um detergente suave. Eles recomendam secar os sapatos ao ar na sombra, pois secá-los ao sol pode levar a manchas amarelas e a deformação da sola externa.
Eles, no entanto, afirmam que você pode lavar as palmilhas e os cadarços dos sapatos em uma máquina de lavar dentro de uma fronha ou bolsa delicada.
A Nike recomenda o mesmo conselho que Adidas e Asics, e também que você evite colocar seus cadarços ou palmilhas na máquina de lavar e limpe-os manualmente também.
O tipo de máquina de lavar faz diferença na hora de lavar os sapatos?
As máquinas de lavar com carregador frontal tendem a ser mais suaves na maneira como limpam, o que reduzirá o potencial de danos (à máquina ou aos seus sapatos). Os carregadores frontais também têm melhores controles de rotação e temperatura, que devem estar em baixa e fria, respectivamente.
As máquinas de lavar com carregador superior são mais ásperas com roupas e sapatos, pois a maioria dos modelos limpa por agitação. Existem alguns que são chamados de impulsor, mas estes são uma minoria no mercado.
Você pode dizer a diferença pelo que está dentro do carregador superior. Se tiver uma coluna central, ela a utiliza para agitar tanto as roupas quanto os sapatos no ciclo de lavagem, e tende a ser áspero.
Se tiver uma base plana na parte inferior, trata-se de um impulsor, que é um pouco mais suave para roupas e sapatos. Você deve certificar-se de ler as instruções dos sapatos para ter certeza de que pode usar um carregador superior.
Em alguns casos, as instruções podem não indicar isso, portanto, você precisará usar apenas água fria e centrifugação reduzida, se possível, bem como programas de lavagem suave ou manual. Certifique-se de aumentar a carga com mais toalhas para que não seja tão áspero em seus sapatos.
Você pode colocar os sapatos na secadora de roupas ou no aquecedor?
Isso dependerá das instruções do seu sapato, pois o ar quente pode deformar alguns tecidos do sapato. Também depende do seu secador. Algumas secadoras vêm com racks que podem ficar dentro da secadora ou na ventilação externa – a maioria é interna.
Você pode colocar os sapatos nessas prateleiras para acelerar o processo de secagem, o que é útil se você saiu com tempo úmido ou acabou de lavar os sapatos. Esses secadores geralmente também têm uma opção de ar frio, o que é necessário para uma secagem segura.
Não recomendamos colocar seus sapatos em uma secadora sem o escorredor, porque a ação da queda e o calor podem alterar tanto o tecido quanto a borracha dos sapatos e eles simplesmente não servirão mais.
Na verdade, não recomendamos colocar seus sapatos diretamente em uma fonte de aquecimento, ou mesmo perto o suficiente para deformar o tecido ou a borracha, como muitos aquecedores podem fazer.
Se você quiser ficar do lado seguro, terá que secar os sapatos por fora ou por dentro e ter paciência com isso, especialmente no inverno. Ao ar livre, o vento é melhor, e deixá-los pendurados em uma extremidade e depois mudar para a outra extremidade do sapato (talvez por um pino no varal) ajudará seus sapatos a secarem mais rápido.