>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Máquinas de lavar roupas

Você está cometendo estes 10 erros comuns na máquina de lavar?


Colocar uma carga de roupa é certamente mais fácil do que usar a tábua de lavar manual do passado. Mas ainda existem alguns erros comuns que muitos de nós cometemos sem saber que podem afetar não apenas a qualidade de nossa lavagem, mas também a eficiência de nossas lavadoras.

Nosso especialista residente em linha branca Ashley Iredale sabe uma ou duas coisas sobre máquinas de lavar – ele e nossa equipe de laboratório as testam há anos para determinar os modelos de melhor e pior desempenho no mercado.

Quando se trata de lavar roupa, ele sabe o que funciona e o que não funciona. Então, aqui estão os 10 principais erros da máquina de lavar roupa de Ashley a serem evitados.

Ashley Iredale coloca máquinas de lavar no espremedor em nossos laboratórios.

1. Escolhendo o programa errado


Dependendo da marca, modelo, estilo, tamanho e capacidade da sua máquina de lavar, ela terá configurações específicas para vários tipos de cargas.

Portanto, é melhor ler as instruções em vez de usar a mesma configuração antiga por hábito. Caso contrário, pode não estar a tirar o máximo partido da sua máquina – ou a melhor lavagem!

"Se você usar um programa muito suave para uma capacidade total ou carga muito suja, suas roupas não ficarão limpas", diz Ash.

"Normalmente, há apenas um ou dois programas que são capazes de lavar a capacidade total do aparelho - programas suaves ou rápidos podem ser capazes de lavar apenas alguns quilos de cada vez.

"Por outro lado, se você usar um programa muito robusto, poderá danificar materiais delicados, reduzir a vida útil da roupa e encolher as lãs."

2. Lavar em água morna


Você acha que está obtendo uma limpeza significativamente melhor lavando suas roupas em água morna? Pense novamente, diz Ash.

"Uma lavagem quente será mais eficaz do que uma lavagem a frio, mas a diferença é marginal - e está ficando menor devido aos nossos modernos detergentes à base de enzimas", diz ele.

"Também vale a pena notar que, em termos globais, a água 'fria' na Austrália não é tão fria assim. Dado o benefício marginal do quente sobre o frio, é melhor economizar a energia usada para aquecer sua água de lavagem."

Quanto às suas lãs, é sempre melhor ficar com água fria.

“Quando fibras como a lã são fiadas e fabricadas, elas tendem a se esticar um pouco (como uma mola) e permanecerão assim enquanto estiverem em forma de suéter estável”, diz Ash. "O calor de uma lavagem a quente reativará a elasticidade das fibras, que se contrairão em sua forma pré-fabricada e pré-esticada.

"A boa notícia é que você pode salvar um suéter encolhido, embalando-o com material para esticá-lo novamente e deixando-o secar lentamente à sombra."

Separe os brancos para evitar a corrida de cores.

3. Misturando itens brancos e não coloridos


Quando você está com pressa, é tentador juntar todos os seus brancos e coloridos. Mas se as cores correrem e estragarem sua carga, pode ser um grande incômodo para consertar – supondo que os itens afetados sejam até recuperáveis.

“Existem produtos que alegam tirar a cor de suas roupas brancas inadvertidamente tingidas, como o Sard Color Catcher – embora dificilmente seja uma cura milagrosa”, diz Ash.

"Suas outras opções são lavar a roupa repetidamente na esperança de que a cor saia eventualmente, ou 'inclinar-se' na mancha e tingir os itens de preto."

4. Pagando mais por recursos que você não usará


Antes de fazer alarde na máquina de lavar mais recente com todos os sinos e assobios, ou uma com uma capacidade super grande, pergunte-se se você realmente precisa dela.

"As necessidades de todos serão diferentes", diz Ashley. "Se você é um chef ou mecânico, pode precisar de um programa de vapor de 90 ℃ para limpar seu equipamento de trabalho.

"Se você é idoso ou tem problemas de mobilidade, pode se beneficiar de um sistema de dosagem de detergente automático ou, se tiver várias cargas para fazer em um dia, pode precisar de um ciclo muito rápido.

"Pense no que você vai e não vai usar - e não pague pelo que você não precisa."

Ashley acrescenta que é improvável que você precise de uma lavadora de grande capacidade se morar sozinho – e isso pode continuar a custar-lhe. "Ele vai usar mais água e eletricidade do que um de tamanho mais adequado", diz ele.

5. Usar muito detergente


Você é culpado de adicionar uma pitada extra de detergente a uma carga de roupa particularmente suja? Ou você é um defensor das regras e sempre aplica exatamente a quantidade recomendada?

De qualquer forma, diz Ashley, você pode estar apenas fazendo sua roupa – e sua máquina – mais mal do que bem.

"Descobrimos que você pode obter uma ótima lavagem com uma fração da dose recomendada de detergente", diz ele.

Mas usar muito detergente também pode causar problemas:"Não apenas você está desperdiçando dinheiro, como também pode acabar com uma sobrecarga de espuma em sua máquina de lavar, fazendo com que ela trave ou sofra outros danos", diz Ashley.

“Você também pode acabar com resíduos de detergente em suas roupas, que ficam ruins e podem causar irritação na pele”.

Mas não é apenas a sua pele que pode sofrer se você exagerar no detergente.

"Também pode contribuir para o acúmulo de resíduos em sua máquina", explica Ashley. "E bombear mais produtos químicos pelo ralo pode contribuir para a proliferação de algas e outros problemas em nossos cursos de água".

6. Supondo que um detergente mais caro deixará suas roupas mais limpas


Nem todos os detergentes são criados iguais. Mas os resultados de nossas análises de detergentes para roupas sugerem que o preço de varejo recomendado tem muito pouco a ver com seu desempenho.

"Procure um detergente que faça um bom trabalho", diz Ashley. "Como acontece com muitos produtos, descobrimos que o preço não se correlaciona com o desempenho e, se você comprar com sabedoria, poderá obter uma ótima lavagem por uma fração do custo dos produtos líderes."

7. Usando amaciante


O amaciante de roupas pode deixar suas roupas cheirosas e macias. Mas, de acordo com Ashley, é aí que os benefícios param.

"Não contribui para a limpeza porque, para funcionar, tem que ficar para trás no tecido", diz. "Então, tecnicamente, está sujando suas roupas com produtos petroquímicos, que você usará contra a pele."

Os amaciantes de roupas também têm três outros efeitos colaterais desagradáveis.

"Eles reduzem a absorção de água do tecido, o que é uma má notícia para toalhas e fraldas de pano", diz Ashley.

“Pior ainda, eles reduzem a eficácia do retardamento de fogo nas roupas, então, embora todos tenham fotos de bebês fofos nas garrafas, eles são absolutamente proibidos para roupas de dormir infantis.

"Os amaciantes de tecidos também contribuem para o acúmulo de resíduos na máquina de lavar, podendo causar danos a ela."

8. Não está carregando a máquina de lavar corretamente


Você sobrecarrega sua máquina com roupa suja? Ou colocar muito pouco para o programa? Se sim, diz Ashley, seus esforços podem sair pela culatra.

"Muito pouco e você está desperdiçando detergente, água e energia por não usar sua máquina de forma eficiente", diz ele. "Demais e suas roupas podem não ficar limpas, ou você pode reduzir a vida útil de sua máquina.

"No entanto, descobrimos que poucas pessoas realmente enchem suas máquinas até a capacidade máxima. Você saberá quando tiver porque mal consegue fechar a porta. Mas a maioria das pessoas lava apenas três a quatro quilos de roupas de cada vez."

Um saco de lavanderia prolongará a vida útil de suas roupas delicadas.

9. Não colocar roupas delicadas em um saco de lavanderia


Se você não estiver colocando suas roupas delicadas (como sutiãs) em um saco de lavagem separado, comece. Isso porque fechos, presilhas e aros delicados sofrem uma surra na lavagem e podem ficar deformados e danificados.

“Esses mesmos clipes também podem danificar outros itens na lavagem ou ficar presos em focas”, diz Ashley. "Também pode causar danos aos aros e copos moldados e você definitivamente reduzirá a vida útil dessas roupas íntimas."

10. Fechando a porta entre as lavagens


Isso pode ir contra seus instintos, mas nosso especialista em máquinas de lavar recomenda deixar a porta ou a tampa aberta entre as lavagens para dar à lavadora o ar necessário. Caso contrário, você corre o risco de deixar o mofo se acumular – e uma máquina de lavar mal cheirosa e mofada dificilmente deixará você com a carga mais fresca de roupa.

Também pode danificar sua lavadora. “As vedações de borracha podem se deteriorar com o tempo e não vedar tão bem”, diz Ashley, “e pode levar a maus cheiros, descoloração e esporos de mofo se espalhando por toda a sua casa”.