Precisa saber
- As classificações de estrelas de energia e água são muito importantes, mas são calculadas em um único programa, portanto, podem não fornecer a história completa
- Os fabricantes querem que suas lavadoras ultrapassem os requisitos mínimos de desempenho porque isso lhes dá mais estrelas
- Os ciclos de lavagem estão ficando mais longos porque isso permite que os fabricantes 'joguem' o sistema e ganhem mais estrelas
Terra, ar, vento e fogo – todos conhecemos os elementos clássicos. Mas há quatro elementos completamente diferentes a serem considerados ao avaliar o desempenho da máquina de lavar – remoção de sujeira, desempenho de centrifugação, desempenho de enxágue e suavidade em suas roupas.
E eles não informam apenas o desempenho de uma máquina de lavar. Há também limites mínimos para cada um deles ao calcular as classificações de estrelas de energia e água de uma máquina.
Uma boa classificação por estrelas vende muitas máquinas de lavar, então os fabricantes prestam muita atenção a elas ao desenvolver e registrar um novo aparelho.
Como as classificações por estrelas são calculadas?
De acordo com o padrão australiano, uma máquina de lavar deve ser capaz de lavar uma carga completa de roupa de acordo com os padrões mínimos definidos em cada um dos elementos listados acima (remoção de sujeira, desempenho de centrifugação, desempenho de enxágue e suavidade).
Para testar uma máquina de lavar, ela é carregada em sua capacidade máxima reivindicada usando uma carga de algodão padrão australiano composta por uma lista de itens de lavanderia, com amostras de sujeira e desgaste anexadas e, em seguida, executada em um programa quente (mínimo de 35°C).
No final do ciclo, o desempenho é medido para garantir que atingiu o limite exigido para cada elemento, e a energia e a água utilizadas são registradas. Esses números, em relação à capacidade da máquina, informam as classificações de estrelas de energia e água.
Por que os carregadores superiores usam menos energia
Como a norma australiana especifica uma lavagem quente, a classificação de energia também leva em consideração a energia usada para aquecer a água de lavagem.
Para carregadores frontais com aquecedores integrados, esta é a única medida. Mas os carregadores de topo normalmente não têm seus próprios aquecedores, então eles levam vantagem?
Não, porque o valor na etiqueta é calculado incluindo uma estimativa da energia que o sistema de água quente da sua casa usa para aquecer a quantidade de água quente que a máquina consome durante o teste.
É por isso que os carregadores frontais costumam ser mais eficientes em termos de energia, apesar do senso comum dizer que seus tempos de ciclo muito mais longos usariam mais energia – porque usam muito menos água e precisam de muito menos energia para aquecê-la.
Ciclo sem fim?
Falando em tempos de ciclo, se você acha que eles são mais longos do que costumavam ser, você está certo. E parte do motivo é o sistema de classificação por estrelas.
Os fabricantes trabalham duro para ajustar seu programa de classificação para usar a menor quantidade de água e eletricidade para lavar a maior carga possível, enquanto ainda atendem aos requisitos mínimos de desempenho.
Se eles se saem mal em um desses elementos, eles simplesmente não passam. E se aumentarem o uso de água ou eletricidade, serão penalizados.
Mas a única coisa pela qual eles não podem ser penalizados é o tempo. Portanto, se eles não atingirem um determinado limite, eles podem simplesmente prolongar o ciclo de lavagem até que o façam, sem perda de classificação por estrelas.
Alternativamente, eles podem já atender aos requisitos, mas desejam uma melhor classificação da água. Então, eles ajustam o programa para usar menos água e compensar a queda de desempenho resultante circulando essa água por mais tempo.
A 'arte obscura' de obter a maioria das estrelas
Na mesma linha, os rótulos de classificação por estrelas na verdade criam um incentivo perverso para os fabricantes não melhorarem o desempenho de seus produtos. Ou melhor, em vez de incentivá-los a tornar suas máquinas de lavar realmente boas, incentiva-os a torná-las boas o suficiente.
O que queremos dizer com isso? Sob o sistema de classificação por estrelas, uma máquina de lavar deve atingir um padrão mínimo de desempenho, mas não há bônus por ultrapassá-lo.
Quando estão desenvolvendo uma máquina de lavar, os fabricantes têm controle total sobre como o aparelho funciona – eles podem brincar com configurações, temperaturas, velocidades, tempos de imersão e praticamente todos os aspectos de como a máquina de lavar funciona. Portanto, eles geralmente podem fazer suas máquinas lavarem e enxaguarem muito melhor do que a versão que eles trazem para o mercado.
Então, por que eles não os trazem ao mercado? Porque as máquinas usariam mais energia e mais água, o que significa menos estrelas – e menos apelo aos consumidores.
A arte sombria de obter mais estrelas, então, é programar uma máquina de lavar que apenas passe no teste de registro – não uma que o exceda com louvor. Não estamos dizendo que todos os fabricantes adotam essa filosofia, mas eles certamente estão cientes disso.
O que isso significa para você
O que isso significa para você? Bem, sua lavadora fará o que diz na lata, ou provavelmente ainda melhor, no que diz respeito ao consumo de energia e água, e isso é uma coisa boa.
E como os australianos geralmente lavam roupas essencialmente limpas, isso fará um bom trabalho ao limpá-las novamente, mas para roupas muito sujas e manchas desagradáveis, você provavelmente se beneficiará de usar um pré-tratador ou um encharcador de roupas, e contrariamente ao nosso conselho habitual, lave cargas menores.
Ah, e sua lavagem pode demorar um pouco mais do que costumava, mas você pode usar esse tempo para meditar sobre os benefícios ambientais e de custo decorrentes da melhoria da eficiência da água.