A partir de sábado, 1º de junho, as restrições de água estarão em vigor na grande Sydney pela primeira vez em mais de uma década como resposta à seca em curso em NSW.
As restrições de nível 1 geralmente se aplicam à lavagem de superfícies duras, como regar jardins, lavar carros, barcos e construções, bem como encher piscinas.
Em outros lugares da Austrália, a maioria das capitais tem diretrizes permanentes e aplicáveis de economia de água, restringindo coisas como os dias e horários em que você pode regar seu jardim, por exemplo.
Mas mesmo que você não seja afetado, ou dependa da água do tanque, você pode querer olhar para outras áreas da casa onde você pode economizar água – como na lavanderia.
A boa notícia é que escolher uma máquina de lavar com eficiência de água não é apenas bom para economizar esse recurso precioso, mas também economiza dinheiro em suas contas de água.
Mas que tipo de máquina de lavar usa menos água:carregador superior ou carregador frontal?
Os carregadores frontais usam até 70% menos água do que os carregadores superiores.
Máquinas de lavar de carga frontal usam menos água do que as lavadoras superiores
As máquinas de lavar com carregamento frontal podem usar até 70% menos água do que o carregador superior do mesmo tamanho.
Isso porque eles são capazes de lavar as roupas pegando-as e soltando-as na água de lavagem repetidamente, ao contrário dos carregadores superiores que lavam as roupas fazendo-as flutuar na água.
Mas há uma desvantagem. Como os carregadores frontais usam menos água, o ciclo de lavagem geralmente leva mais tempo.
Portanto, se o tempo for essencial, procure um carregador frontal com um ciclo de 'lavagem rápida' (mas esteja ciente de que esta opção pode não ser adequada para cargas muito cheias ou muito sujas).
Outras dicas de economia de água para máquinas de lavar
1. Pré-molhe ou pré-trate itens muito sujos
Dessa forma, você não terá que lavá-los duas vezes.
2. Só execute um ciclo quando estiver com carga total
Geralmente, é necessária tanta água para lavar uma carga completa quanto meia carga, a menos que a máquina tenha opções de detecção automática. A maioria de nós lava apenas cerca de 3,5 kg de roupa de cada vez, independentemente da capacidade da nossa lavadora, mas enchê-la completamente pode economizar água e detergente – o maior custo de lavar a roupa.
3. Escolha um modelo com detecção automática de carga ou função de carga reduzida
Para aqueles momentos em que você só precisa lavar uma carga menor, esses recursos de economia de água permitem que a máquina ajuste o nível de água ao tamanho da carga.
4. Use um programa ecológico
Muitas lavadoras agora vêm com um programa ecológico, projetado para lavar itens levemente sujos usando o mínimo de água e eletricidade possível.
5. Escolha um spray ou enxágue ecológico
Isso normalmente usa menos água para enxaguar sua carga de lavagem do que um enxágue tradicional.
Quanto mais estrelas no rótulo, mais eficiente em termos de água é a lavadora.
6. Verifique o número de estrelas na etiqueta de classificação da água
Este é um guia para a eficiência com que a lavadora usa água. Quanto mais estrelas, mais eficiente é.
Vale a pena notar que a etiqueta é calculada em um programa muito específico, lavando uma carga de capacidade total.
Dependendo de qual programa você escolher, você geralmente terá uma economia de água melhor do que o adesivo indica, principalmente se você estiver lavando uma carga parcial e especialmente se a máquina tiver um modo automático.
Quanto você pode carregar em sua máquina de lavar?
A maioria dos australianos nunca carrega sua máquina de lavar tanto quanto poderia.
Veja nossas análises de máquinas de lavar para modelos com as pontuações mais altas de eficiência hídrica.