Precisa saber
- Os secadores com bomba de calor são caros para comprar, mas baratos para operar, por isso são uma boa opção para usuários pesados
- O secador ventilado tradicional pode durar muito tempo devido à sua simplicidade, mas é um aparelho que consome muita energia
Quer manter suas contas de energia mais baixas neste inverno, mas não sabe por onde começar? Talvez você deva olhar para a lavanderia, principalmente se usar uma secadora de roupas.
O secador ventilado tradicional é um aparelho simples, mas que consome muita energia; portanto, quando chegar a hora de substituir o antigo, considere um modelo de bomba de calor.
Nesta página:
- O que é um secador com bomba de calor?
- Como funciona um secador com bomba de calor?
- Quanta energia um secador com bomba de calor usa?
- Para onde vai a umidade em um secador com bomba de calor?
O que é um secador com bomba de calor?
Os secadores com bomba de calor usam a tecnologia de trocador de calor e são significativamente mais eficientes em termos energéticos do que os secadores ventilados ou de condensação – agora estamos vendo classificações de energia de nove e até 10 estrelas de vários fabricantes (em oposição a duas estrelas, o que é típico para um secador ventilado).
Enquanto todos os secadores de roupas funcionam soprando ar quente através de sua roupa molhada, os secadores com bomba de calor são aparelhos muito diferentes em comparação com os secadores ventilados (ou mesmo condensadores), e se você estiver considerando um, há algumas coisas para pesar.
Como funciona um secador com bomba de calor?
Quando tudo se resume a isso, seu antigo secador ventilado é apenas uma caixa de chapa metálica com quatro partes - um aquecedor, motor, temporizador e ventilador. Essa simplicidade é o motivo pelo qual seu Hoover de cerca de 1982 provavelmente ainda está cumprindo seu dever fiel em sua lavanderia - simplesmente não há muito nele que possa quebrar.
Os secadores de bomba de calor, por outro lado, incorporam uma infinidade de componentes e várias tecnologias sofisticadas diferentes para proporcionar a eficiência energética, além de um preço alto.
Uma tecnologia que você encontrará em um secador de bomba de calor (e sua geladeira e ar condicionado) é o refrigerante. As coisas incríveis do refrigerante – ele precisa ferver e depois condensar em temperaturas e pressões muito específicas, e é parte integrante da função de uma bomba de calor.
O refrigerante usado em secadoras de roupas com bomba de calor, Tetrafluoroetano ou R134A, não é inflamável e não destroi a camada de ozônio, mas ainda é preciso ter cuidado ao trabalhar com ele ou ao reparar ou reciclar uma secadora com bomba de calor, fazendo o descarte em fim de vida mais desafios. O único gás usado em um secador ventilado é o ar.
Quanta energia um secador de bomba de calor usa?
O maior argumento a favor dos secadores com bomba de calor é a eficiência energética. Eles usam cerca de um terço da energia de um secador ventilado convencional, o que tem um grande impacto na sua conta de energia.
Descobrimos que os secadores com bomba de calor têm um custo médio de operação de 10 anos de US$ 588, em comparação com uma média de US$ 1.523 para secadores ventilados. E isso é baseado em uma corrida por semana - se você for um usuário de secadora pesada, a economia será maior e você justificará rapidamente o preço de compra mais alto.
Claro, o outro lado também é verdade - secadores de bomba de calor são caros para comprar e se você raramente usa seu secador, então você não recuperará o gasto inicial através da economia de energia, então considere seus padrões de uso e o custo total de propriedade (preço de compra mais custos de operação) antes de decidir qual tecnologia de secador seguir.
Qual é a duração do ciclo de um secador com bomba de calor?
Os secadores com bomba de calor não conseguem deixar o ar tão quente quanto um secador ventilado. Mas temperaturas mais baixas tendem a ser mais gentis com suas roupas, então, combinada com a tecnologia de secagem do sensor, significa que suas meias não ficarão crocantes e queimadas pelo excesso de secagem.
Dito isto, levará mais tempo para secar sua roupa – 241 minutos em média para uma carga completa, em comparação com 167 minutos para secadores ventilados em nosso teste. Isso ainda não é tão longo quanto o ciclo de secagem em uma combinação de lavadora e secadora, que pode levar até 6,5 horas, mas é uma grande consideração se você estiver secando várias cargas de roupas por dia.
Como os secadores com bomba de calor são mais complexos do que os secadores ventilados, é provável que ofereçam uma gama mais ampla de programas, como roupas de lã, roupas esportivas ou secagem com ferro. para passar a ferro. Se você está guardando-os para o inverno, você pode querer usar um programa extra-seco.
Os secadores com bomba de calor têm rotação reversa?
Os secadores de bomba de calor normalmente usam o mesmo motor para acionar o tambor e o ventilador, o que dificulta a rotação reversa, pois a reversão da rotação do tambor também reverteria o ventilador, empurrando o ar quente para trás através do secador, potencialmente danificando-o. e soprando ar frio em suas roupas.
Sem a queda reversa, itens grandes, como lençóis e toalhas, podem se enrolar em uma bola apertada ou salsicha de lavanderia, sem secar adequadamente. Os fabricantes tentam contornar esse problema invertendo o tambor por curtos períodos – digamos, 30 ou 90 segundos – na tentativa de desembaraçar seu conteúdo, mas isso pode não ser suficiente, e você pode precisar girar a linguiça manualmente no meio do tempo. ciclo para fazê-lo relaxar.
Para onde vai a umidade em um secador com bomba de calor?
Para que as roupas molhadas fiquem secas, a umidade tem que ir para algum lugar. A forma como o seu secador lida com isso tem um grande impacto no conforto da casa - secadores ventilados, como o nome sugere, ventilam o ar quente e úmido diretamente para a roupa. Se você não tiver uma ótima ventilação, isso pode rapidamente fazer com que pareça uma sauna, e o problema é agravado porque usamos mais nossos secadores em dias chuvosos (úmidos).
Os secadores de bomba de calor, por outro lado, são secadores de condensação. Isso significa que a umidade é coletada em um tanque de água a bordo, em vez de ventilada na sala. Você precisa esvaziar o tanque de vez em quando, mas pode usar essa água em seu jardim ou encanar a secadora em um ralo.
Se você tem uma roupa mal ventilada, mas não pode justificar o uso de um secador com bomba de calor (ou um secador de condensador), procure um secador ventilado, com opção de duto. Um kit de dutos permite que você direcione a exaustão quente e úmida do seu secador ventilado diretamente para fora.
Qual secador é ideal para você?
Depende de quanto você usa seu secador. Se você estiver executando diariamente, em termos de dólares, um secador de bomba de calor será o caminho a percorrer. Se você usa seu secador apenas ocasionalmente, um modelo ventilado barato faz mais sentido financeiro. Quanto ao que é melhor para o meio ambiente?
Um secador com bomba de calor bem usado é mais eficiente em termos energéticos, mas há menos materiais em um secador ventilado e muito mais deles prontamente recicláveis no final da vida útil da máquina. Se possível, recomendamos o uso da secadora de roupas solar gratuita em seu quintal.