À medida que o clima selvagem bate em nossos lençóis, toalhas e roupas de trabalho (sem mencionar nosso nervosismo final quando há um varal empilhado e as nuvens de chuva rolam), você pode começar a agradecer aos deuses da lavanderia pela existência da humilde secadora de roupas.
Mas você realmente
precisa um secador, ou apenas realmente quer um? Aqui estão os prós e contras de possuir uma secadora.
Cansado da sua configuração de secagem interna? Você pode estar pronto para um secador.
Profissionais do secador
Confiar em uma linha de lavagem durante os períodos úmidos pode tornar quase impossível manter sua casa com roupas e roupas de cama limpas.
Talvez sua casa tenha menos de um metro quadrado de espaço ao ar livre coberto – ou nenhum?
Ou a falta de espaço interno torna uma configuração de secagem interna DIY (também conhecida como racks de secagem e cadeiras de sala de jantar constantemente carregadas com roupa molhada) impraticável, insustentável ou simplesmente indesejável.
Depois, há a chamada do aluno das 7 da manhã:"Não tenho uniformes secos para hoje!" que pode levar até mesmo o pai sem secador mais resoluto a questionar suas escolhas de vida, enquanto tentam apressadamente remediar a situação com uma combinação de secador de cabelo / ferro.
Há o bônus de poder colocar suas roupas diretamente da secadora em um cabide, reduzindo instantaneamente a carga de engomar.
E tem coisa mais legal do que vestir uma calça quentinha, direto da secadora, em um dia frio?
Secar a roupa no varal é melhor para o meio ambiente.
Desvantagens do secador
A menos que você esteja ligado à energia solar, aumentar seu consumo de energia tem um custo para o meio ambiente, diz Ashley Iredale, especialista em produtos brancos da CHOICE.
"Há também o custo ambiental para fabricar uma secadora de roupas", acrescenta. “As matérias-primas, a energia usada durante a fabricação, embalagem e envio, até o fim da vida útil, impactam – se materiais tóxicos foram usados ou pedaços não podem ser reciclados, todos acabam em aterros sanitários”.
E em termos de carteira, eles são um dos aparelhos mais caros de usar. Ashley diz que os secadores com bomba de calor são relativamente eficientes, mas muito caros para comprar, enquanto o tipo ventilado mais barato custa muito mais para funcionar.
Quanto mais? "Com base no custo por quilo de roupa, vimos desde 9 centavos por quilo de roupa (peso seco) para um modelo eficiente de bomba de calor até 57 centavos por kg para um modelo ventilado", diz ele.
Para dividir o custo médio por ano, digamos que sua energia custe 30 centavos/kWh e seu secador use 5 kWh por carga. Usá-lo apenas três vezes por semana (aproximadamente 150 vezes por ano) significa que seu secador vai custar US $ 225 por ano para funcionar.
E se você tem uma família maior, além de alguns animais de estimação, há uma boa chance de usar a secadora com mais frequência, aumentando seus custos anuais.
Depois, há as preocupações de segurança. O acúmulo de fiapos pode causar um incêndio ao criar uma temperatura elevada no tambor, e é por isso que você deve limpar o filtro após cada carga. E lembre-se, crianças pequenas podem entrar facilmente na secadora, portanto, evite modelos que iniciam automaticamente quando a porta é fechada. Para mais dicas de segurança, leia nosso guia de compra de secadoras de roupas.
E, finalmente, Ashley observa que usar uma secadora também pode diminuir a vida útil de suas roupas, toalhas e roupas de cama, não importa o quão delicadamente sejam tratadas.