1. Determine a fonte da eletrólise. A eletrólise no encanamento é normalmente causada por correntes elétricas parasitas, que podem se originar de várias fontes, como:
*
Fiação ou aparelhos com defeito: Vazamentos elétricos ou aterramento inadequado podem introduzir correntes parasitas no sistema de encanamento.
*
Linhas elétricas subterrâneas: Linhas de energia próximas podem gerar campos eletromagnéticos que podem induzir correntes parasitas no sistema de encanamento.
*
Painéis elétricos com defeito: Conexões soltas ou danificadas no painel elétrico principal também podem contribuir para a eletrólise.
2. Verifique a ligação e o aterramento. A ligação e o aterramento adequados são essenciais para prevenir a eletrólise no encanamento. Certifique-se de que:
* O sistema de encanamento é ligado ao painel elétrico principal com um fio de cobre resistente.
* Todos os componentes metálicos do sistema de encanamento, como aquecedores de água, torneiras e ralos, estão interligados.
* O sistema elétrico está devidamente aterrado e o eletrodo de aterramento está em bom contato com o solo.
3. Instale um isolador dielétrico. Um isolador dielétrico é um dispositivo que pode ajudar a bloquear o fluxo de correntes parasitas no sistema de encanamento. Os isoladores dielétricos são normalmente instalados na linha principal de abastecimento de água da casa.
4. Inspecione e substitua tubos corroídos. Tubos corroídos são mais suscetíveis à eletrólise. Se notar qualquer evidência de corrosão, como corrosão, descamação ou descoloração, substitua os tubos afetados o mais rápido possível.
5. Consulte um eletricista qualificado. Se você não conseguir resolver o problema de eletrólise sozinho, consulte um eletricista qualificado. Eles podem ajudar a identificar a origem das correntes parasitas e recomendar o melhor curso de ação.