As pessoas jogam uma grande variedade de itens aleatórios no vaso sanitário, apesar de não serem adequados ou seguros para dar descarga. Isso pode levar a problemas de encanamento e danos ambientais. Aqui estão algumas coisas comuns que as pessoas jogam no vaso sanitário:
1.
Toalhetes de lavagem :
- Embora alguns lenços umedecidos sejam rotulados como “laváveis”, a maioria deles não se quebra facilmente e pode causar entupimentos e danos aos sistemas de esgoto.
2.
Cotonetes :
- Os cotonetes são feitos de plástico, que não se desintegra facilmente na água e também pode contribuir para entupimentos.
3.
Fio dental :
- O fio dental, mesmo que seja feito de fibras naturais, pode emaranhar-se e causar entupimentos em tubulações e bombas em estações de tratamento de águas residuais.
4.
Produtos de Higiene Feminina :
- Produtos como absorventes, absorventes internos e seus aplicadores nunca devem ser descartados, pois foram projetados para serem descartados em latas de lixo.
5.
Cabelo :
- O cabelo pode acumular-se e envolver-se noutros detritos formando "bolas de pêlo" que podem causar entupimentos, especialmente em sistemas de canalização mais antigos.
6.
Brinquedos Pequenos :
- Os brinquedos infantis que vão parar no vaso sanitário podem entupir os canos, principalmente se tiverem peças pequenas ou fios que possam ficar emaranhados.
7.
Medicamentos :
- Medicamentos indesejados ou não utilizados nunca devem ser descartados, pois podem poluir os cursos de água e prejudicar a vida aquática.
8.
Bucas de cigarro :
- As pontas de cigarro contêm produtos químicos tóxicos e contribuem para a poluição de plásticos e microplásticos quando lavadas.
9.
Restos de comida :
- Muitos alimentos, como gordura e restos de carne, podem solidificar e causar entupimentos nas tubulações e contribuir para depósitos de gordura no sistema de esgoto.
10.
Toalhas de papel :
- As toalhas de papel não se quebram como o papel higiênico e podem causar entupimentos na descarga porque são mais grossas e duráveis.
11.
Maca de gato :
- A areia para gatos, especialmente os tipos aglomerados, pode expandir e causar obstruções significativas no sistema de encanamento.
12.
Preservativos :
- Os preservativos e os seus invólucros podem emaranhar-se e causar entupimentos, e não se decompõem facilmente no sistema de águas residuais.
13.
Alvejante :
- Embora seja um agente de limpeza, a água sanitária não deve ser descartada, pois pode prejudicar bactérias e microorganismos benéficos nas estações de tratamento de águas residuais.
14.
Pintar :
- Restos de tinta e diluentes devem ser descartados adequadamente como materiais perigosos e nunca despejados no ralo.
15.
Borras de café :
- As borras de café podem aglomerar-se e contribuir para bloqueios ao longo do tempo, mesmo que sejam biodegradáveis.
16.
Fraldas :
- As fraldas, mesmo as biodegradáveis, podem inchar e entupir canos destinados ao papel higiênico e aos dejetos humanos.
17.
Absorventes higiênicos :
- Semelhante aos absorventes, os absorventes higiênicos não são projetados para se decomporem na água e podem causar entupimentos.
18.
Q-Dicas :
- Apesar do seu pequeno tamanho, os cotonetes (cotonetes) não se desintegram facilmente e podem causar bloqueios.
19.
Luvas de borracha :
- Luvas finas de borracha podem ser confundidas com papel higiênico e acabar causando entupimentos no sistema de encanamento.
20.
Band-aids :
- As bandagens e seu adesivo podem aderir aos tubos, causando bloqueios.
21.
Sacos plásticos :
- Os sacos plásticos são particularmente problemáticos, pois podem envolver componentes do sistema de encanamento e criar obstruções.
É importante descartar todos esses itens de maneira adequada para manter a saúde do seu encanamento e contribuir positivamente com o meio ambiente. Se você tiver alguma dúvida se algo pode ou não ser descartado, o melhor é jogá-lo no lixo.