Eletrólise em encanamentos refere-se ao processo pelo qual uma corrente elétrica passa pela água, fazendo com que ela se decomponha em hidrogênio e oxigênio gasoso. Isso pode causar danos a tubos, conexões e acessórios metálicos, além de criar vazamentos.
A eletrólise pode ocorrer quando há uma diferença de potencial elétrico entre dois objetos metálicos que estão em contato com a água. Isso pode acontecer quando há uma conexão elétrica defeituosa, como um fio solto, ou quando diferentes tipos de tubos metálicos são conectados entre si, como cobre e aço galvanizado.
Quando ocorre a eletrólise, o metal que está em contato com o eletrodo positivo (ânodo) irá corroer e liberar íons metálicos na água. Esses íons metálicos podem então reagir com o gás oxigênio produzido para formar óxidos metálicos, que podem entupir tubos e acessórios.
A seguir estão alguns sinais de eletrólise no encanamento:
*
Manchas verdes ou azuis em tubos ou acessórios de cobre *
Vazamentos em tubos de metal *
Lascas de metal na água *
Um gosto ou cheiro metálico na água Se você suspeitar que há eletrólise em seu sistema de encanamento, é importante que um encanador qualificado o verifique. Eles podem determinar a origem do problema e tomar medidas para corrigi-lo.
Aqui estão algumas dicas para ajudar a prevenir a eletrólise no encanamento:
*
Use o mesmo tipo de metal em todo o seu sistema de encanamento. *
Certifique-se de que todas as conexões elétricas estejam firmes e seguras. *
Instale um ânodo sacrificial em seu aquecedor de água. *
Inspecione regularmente seu sistema de encanamento em busca de sinais de eletrólise.