Um processador de consultas é um dos principais componentes de um banco de dados relacional ou banco de dados eletrônico no qual os dados são armazenados em tabelas de linhas e colunas. Ele complementa o mecanismo de armazenamento, que grava e lê dados de e para a mídia de armazenamento.
Operação básica
Um usuário, ou um programa de aplicativos, interage com o processador de consultas e o processador de consultas, por sua vez, interage com o mecanismo de armazenamento. Essencialmente, o processador de consultas recebe uma instrução ou instruções escritas em Structured Query Language (SQL), escolhe um plano para executar as instruções e executa o plano.
Otimização
A sintaxe SQL é transformada em uma série de operações que podem ser realizadas nos dados e seus índices. O plano de consulta bruta, como é conhecido, é otimizado para torná-lo mais eficiente antes de ser executado.
Separação
Efetivamente, um usuário especifica o resultado que deseja alcançar e o processador de consultas determina como o resultado é alcançado. Dessa forma, o processador de consultas separa o usuário dos detalhes desnecessários de como uma consulta é executada.