Um arquivo fantasma é um arquivo que não pode ser excluído por meios normais. Os usuários normalmente receberão um erro semelhante a "não é possível excluir a pasta" ou "não é possível excluir o arquivo". Normalmente, o problema com um arquivo fantasma é causado pela corrupção do sistema, o sistema bloqueando o arquivo fantasma ou um vírus recriando imediatamente o arquivo fantasma depois que ele é excluído. A solução geralmente exige que o usuário repare a estrutura do arquivo do sistema, crie um DVD inicializável ou encontre outros meios de acessar o arquivo fantasma antes que o sistema seja inicializado completamente ou exclua o vírus em questão.
Corrupção do sistema
Etapa 1
Clique no botão "Iniciar". Selecione "Executar".
Etapa 2
Digite "chkdsk /f [unidade]:". Substitua [unidade] pela letra da unidade onde está o arquivo fantasma.
Etapa 3
Selecione "OK".
Etapa 4
Aguarde o programa Check Disk concluir sua verificação. Isso pode levar algum tempo, dependendo da velocidade do seu computador.
Etapa 5
Exclua o arquivo fantasma desejado.
Excluir arquivos fantasmas bloqueados antes da inicialização
Etapa 1
Anote o local e o nome do arquivo fantasma em questão.
Etapa 2
Coloque o CD de instalação na unidade de CD/DVD ROM. Reinicie o computador e inicialize a partir do CD de instalação. Você pode precisar configurar seu computador para inicializar a partir da unidade de CD/DVD ROM primeiro.
Etapa 3
Clique em "Reparar seu computador" se você estiver executando o Windows 7 ou Vista. Pressione “R” quando a tela “bem-vindo à instalação” aparece se você estiver executando o Windows XP.
Etapa 4
Selecione a instalação do Windows com o arquivo fantasma nele. Para computadores que executam o XP, também pode ser necessário inserir a senha do administrador, se houver.
Etapa 5
Selecione "Prompt de comando" para máquinas que executam o Windows 7 ou Vista. Se você estiver executando o Windows XP, deverá receber o prompt de comando automaticamente.
Etapa 6
Digite "cd [path]" no prompt de comando, onde [path] é o local que você anotou na Etapa 1. Pressione enter.
Etapa 7
Digite "del [ghost file]", onde [ghost file] é o nome do arquivo fantasma em questão. Reinicie o computador.
Desbloqueando arquivos usando "msconfig"
Etapa 1
Mantenha pressionada a tecla Windows e pressione "R". Digite "msconfig" e pressione a tecla "enter".
Etapa 2
Selecione a guia "Inicialização".
Etapa 3
Desmarque as caixas que correspondem aos arquivos fantasmas que você está tentando excluir. Reinicie o sistema.
Etapa 4
Exclua o arquivo fantasma desejado.
Desbloqueando arquivos usando “regedit”
Etapa 1
Mantenha pressionada a tecla Windows e pressione "R". Digite "regedit" e pressione a tecla "enter".
Etapa 2
Selecione "Sim" na caixa de diálogo intitulada "Controle de conta de usuário", se presente.
Etapa 3
Pressione Ctrl + F. Digite o nome do arquivo fantasma e pressione "enter".
Etapa 4
Pressione F3 se a primeira pesquisa não for o nome exato do arquivo fantasma em questão.
Etapa 5
Faça backup da entrada do registro selecionando "Arquivo" e depois "Exportar". Salve a entrada em algum lugar fácil de acessar e lembrar. Essa ação ajudará a proteger seu sistema se você impedir o carregamento de um arquivo crítico.
Etapa 6
Pressione o botão delete e confirme a exclusão.
Etapa 7
Continue procurando entradas adicionais, repetindo as etapas 4 a 6. Exclua todas as ocorrências do arquivo em questão. Quando isso for concluído, reinicie o sistema e exclua o arquivo fantasma desejado.
Dica
Use um antivírus antes de tentar qualquer um dos métodos acima para excluir um arquivo fantasma. Muitas vezes, o problema pode ser resolvido apenas com uma verificação de vírus.
Os usuários podem optar por usar outro software para verificar e reparar o sistema de arquivos. Verificar se há erros no disco geralmente é a melhor opção para começar, pois é a menos invasiva.
Você pode querer fazer um DVD inicializável para excluir o arquivo fantasma. Isso tem o benefício adicional de evitar todo o processo de desabilitação de arquivos bloqueados. Você pode precisar executar um programa para limpar o processo de inicialização do seu computador posteriormente
Aviso
Tenha muito cuidado ao usar programas como msconfig ou regedit. Esses programas podem criar muitos problemas se usados incorretamente. Sempre consulte um especialista, se necessário. Tenha cuidado ao excluir arquivos. Embora um arquivo fantasma possa ser irritante, a exclusão de um arquivo crítico também pode causar falhas no sistema. Consulte um especialista se não tiver certeza. Não pare o programa “chkdsk” enquanto estiver em execução. Isso pode causar corrupção de arquivo adicional.