Recursos podem ser adicionados à linguagem de programação Ruby baixando e instalando pacotes especiais chamados gems. Esses pacotes são obtidos de um repositório central por um programa chamado "gem", que normalmente vem com o Ruby. A maioria dos programadores Ruby estão imediatamente familiarizados com os passos necessários para instalar uma gem Ruby, mas podem não estar familiarizados com como remover gems que não são mais necessárias do sistema. Isso pode ser feito usando um comando especial do gerenciador de pacotes Gem.
Etapa 1
Abra um terminal. No Windows, você pode fazer isso clicando em “Iniciar” e “Executar”. Quando a caixa de diálogo "Executar" for exibida, digite "cmd". No Mac OS X, você pode simplesmente clicar no botão Spotlight e digitar "Terminal".
Etapa 2
Digite o seguinte comando para desinstalar uma gem:
gem desinstalar GEMNAME
Substitua "GEMNAME" pelo nome da gem que você gostaria de instalar.
Etapa 3
Responda a qualquer prompt fornecido pelo comando de desinstalação. Dependendo da configuração da própria gem, você pode ser solicitado a especificar as versões a serem desinstaladas ou a confirmar a desinstalação. Além disso, a desinstalação pode falhar se a gem detectar que outros pacotes de gem dependem daquele que você deseja desinstalar.
Dica
Você pode forçar uma gem a desinstalar apesar dos avisos que a gem pode lhe dar sobre dependências adicionando um "-i" (para "ignorar") ao comando.
Se você esqueceu o nome completo da gem que deseja desinstalar, digite o comando "gem list" para listar todas as gems instaladas em seu sistema.