O Microsoft Office permite que você execute funções complexas no Microsoft Excel. Para a maioria dos cálculos, o Excel tem uma função definida que você pode usar. O Excel tem uma função de desvio padrão, que você precisa para calcular o desvio padrão agrupado. No entanto, não há uma função de desvio padrão agrupada que você possa usar. Como não há função de desvio padrão agrupado, você precisa recriar a fórmula em etapas em várias células diferentes. Isso economizará o tempo de cálculo manual do desvio padrão combinado.
Etapa 1
Abra uma nova planilha do Microsoft Excel.
Etapa 2
Insira seu primeiro conjunto de dados na coluna A da planilha do Excel. Use uma célula para cada entrada de dados.
Etapa 3
Insira seu segundo conjunto de dados na coluna B. Use uma célula para cada entrada de dados.
Etapa 4
Digite "=(N-1)*(STDEV(A1:Bxx)^2)" na célula C1. Substitua N pelo número de entradas de dados que você tem na coluna A. Substitua xx pelo local da célula da última entrada de dados na coluna A. Por exemplo, se você tivesse 25 células ocupadas na coluna A, substituiria N e xx por 25.
Etapa 5
Digite "=(N-1)*(STDEV(B1:Bxx)^2)" na célula C2. Substitua N pelo número de entradas de dados que você tem na coluna B. Substitua xx pelo local da célula da última entrada de dados na coluna B.
Etapa 6
Digite "=c1+c2" na célula C3.
Etapa 7
Digite "=sqrt(C3/(Na+Nb-2)) na célula C4. Substitua Na pelo número de entradas de dados que você tem na coluna A. Substitua Nb pelo número de entradas de dados que você tem na coluna B. O resultado em C4 é o desvio padrão combinado.