Ao instalar o software, é importante entender os diferentes tipos de licenciamento de software disponíveis. Uma licença de software dá a você, o usuário, permissão para usar o software sem cometer violação de direitos autorais. O uso de software sem uma licença válida é considerado pirataria, o que é ilegal na maioria dos países.
Licença OEM
Uma licença OEM, ou fabricante original de produtos eletrônicos, é a licença padrão para o software fornecido com a compra de um novo hardware. O software pode vir pré-instalado ou como um disco compacto em uma capa, e às vezes será ambos, com o disco sendo a cópia de backup. Quando você compra um novo computador de uma grande loja, por exemplo, o sistema operacional Windows incluído usa uma licença OEM.
Licença em papel
Para uma empresa que deseja instalar um software em vários computadores, a licença OEM não é a maneira mais eficiente de licenciar o programa, pois é mais voltada para usuários finais individuais. Em vez disso, uma solução mais comum em tal cenário é comprar uma cópia do software e solicitar uma "licença em papel" da empresa de software, permitindo que o software seja instalado em muitas máquinas com uma única chave de licença.
Considerações
Um indivíduo geralmente fica melhor com uma licença OEM; os aplicativos corporativos geralmente usam a licença em papel mais fácil e eficiente. Se você for um usuário individual que deseja instalar software em vários computadores, muitos fornecedores de software emitirão uma licença em papel válida para pelo menos cinco máquinas diferentes. Essa é uma boa maneira de economizar dinheiro na compra total do software, pois o fornecedor do software normalmente oferece um desconto para licenciar vários computadores.