Cabos RCA e fios de alto-falante são dois dos cabos mais comuns em sistemas estéreo. Ao configurar um aparelho de som doméstico, é provável que você encontre os dois tipos de conexões e é importante conhecer os usos e as diferenças dos dois.
Cabos RCA
Os cabos RCA são cabos blindados usados para transmitir sinais de nível de linha. Os sinais de nível de linha são sinais fracos e não amplificados transmitidos de componentes de áudio como CD e DVD players para o receiver. Os cabos RCA possuem plugues de metal em cada extremidade. Normalmente, existem dois cabos RCA por componente de áudio - um para o canal esquerdo e outro para o direito. Esses cabos geralmente são codificados por cores como preto e vermelho.
Fio do alto-falante
O fio do alto-falante é um fio mais simples com o propósito singular de conectar um receptor ou amplificador ao alto-falante. O fio do alto-falante transporta um sinal amplificado em oposição a um sinal de nível de linha. Cada extremidade do fio do alto-falante tem dois terminais separados:um positivo e um negativo. O fio do alto-falante está disponível em várias bitolas, com fio de bitola menor equivalendo a fio mais grosso.
Usos em estéreo
Cabos RCA serão usados para conectar a saída de áudio de cada uma de suas entradas de áudio (CD player, MP3 player, TV, etc.), supondo que você não esteja usando uma conexão digital. Um cabo RCA também é usado para conectar uma saída de subwoofer ou LFE (Low Frequency Effects) ao subwoofer. O fio do alto-falante, por outro lado, é usado apenas para conectar os alto-falantes. O fio do alto-falante também pode ser usado para conectar a um subwoofer passivo, que não é capaz de amplificar o sinal de uma entrada RCA de nível de linha.