O registro mestre de inicialização de um disco rígido - também chamado de setor de inicialização - armazena informações sobre os sistemas operacionais instalados. Essa pequena seção de 512 bytes existe fora do armazenamento das partições de um disco; ele informa à máquina como inicializar um sistema operacional e onde as partições individuais são armazenadas. Ele contém uma tabela de partições e um código para o programa usado pelo BIOS para inicializar o sistema. Você pode visualizar o conteúdo bruto do registro mestre de inicialização usando ferramentas incluídas no sistema operacional Linux ou usando programas de terceiros no Windows; o último método oferece a capacidade de alterar o registro, o que pode danificar seriamente o sistema se executado incorretamente.
Linux
Etapa 1
Abra um aplicativo explorador de arquivos e navegue até uma pasta de armazenamento no disco rígido; esse processo exportará uma cópia de texto do registro mestre de inicialização para qualquer pasta que você escolher.
Etapa 2
Abra um terminal e digite "# dd if=/dev/sda of=mbr.bin bs=512 count=1." Se o disco primário não usar o local "/dev/sda", substitua esta seção pelo local correto do disco.
Etapa 3
Abra o novo arquivo em um programa editor binário ou imprima-o em formato ASCII usando o comando "# od -xa mbr.bin".
Windows
Etapa 1
Baixe o Partition Table Editor do site da Symantec (consulte "Recursos" abaixo) e descompacte o arquivo baixado. Clique duas vezes no arquivo "PTEDIT32".
Etapa 2
Selecione um disco rígido no menu suspenso para visualizar o registro de inicialização desse dispositivo. Apenas discos físicos - não partições de disco individuais - contêm registros de inicialização.
Etapa 3
Clique dentro de uma caixa de texto para alterar o valor ou configurar um determinado elemento do registro de inicialização. Observe que alterar esses valores pode resultar em um sistema inoperante.
Dica
Se você não precisar visualizar os valores específicos das tabelas do registro mestre de inicialização, poderá encontrar versões mais amigáveis das informações nas ferramentas de particionamento. O Windows vem com o recurso Gerenciamento de disco projetado para exibir informações de disco e programas de terceiros, como o Partition Manager (consulte "Recursos" abaixo) também incluem esses recursos.