Estamos vivendo na Era da Informação, e nunca houve um nome tão apropriado para um determinado período da história humana. As tecnologias digitais revolucionaram a comunicação no mundo moderno - uma revolução tão rapidamente integrada em nossas vidas que mal podemos lembrar como costumávamos fazer um telefonema ou trocar mensagens nos dias analógicos. A Internet e os telefones celulares são dois dos exemplos mais proeminentes da influência da Era da Informação, mas existem muitos outros tipos de tecnologias de comunicação digital.
Internet e e-mail
Em 1962, um pesquisador do Instituto de Tecnologia de Massachusetts descreveu uma "Rede Galáctica" de computadores interconectados que podiam conversar entre si. A ideia da Internet nasceu. Baseando-se na comutação de pacotes – a transferência digital de pequenas rajadas de dados – as redes de computadores globalmente conectadas rapidamente se desenvolveram em sofisticadas tecnologias de comunicação digital. O e-mail pela rede foi introduzido na década de 1970 e desde então se tornou uma das formas mais difundidas de comunicação digital, tanto na Internet quanto por meio de redes privadas. Os protocolos de comutação de pacotes amadureceram e as velocidades aumentaram. Em 1980, o primeiro vírus de computador generalizado derrubou a rede global de computadores.
Na década de 1990, a comunicação digital em computadores em rede emergiu do uso limitado nos mundos acadêmico, governamental e empresarial para ser usado pelo público. A World Wide Web, a Internet com esteróides, foi descrita em 1991, o site da Casa Branca apareceu em 1993 e a primeira publicidade na Internet ficou online em 1994. À medida que as velocidades de transmissão aumentaram, a Internet evoluiu de comunicação principalmente unidirecional para uma rede social. sistema bidirecional -- Web 2.0 -- em sites como Facebook e Twitter.
Telefones celulares
A primeira geração de telefones móveis portáteis contava com a tecnologia de comunicação analógica da rede telefônica convencional. Os primeiros telefones usando comunicação digital, conhecidos como telefones 2G, surgiram no início da década de 1990. A tecnologia de telefone digital desenvolveu-se rapidamente depois disso. A primeira mensagem de texto foi enviada em 1993, e a transmissão de outros conteúdos digitais, como ringtones e publicidade, veio logo depois. Em 2001, chegou a comunicação por telefone digital 3G, proporcionando transmissão mais rápida e tornando prática a comunicação em banda larga para múltiplos meios como voz, Internet e GPS. Os telefones 4G surgiram no final daquela década, oferecendo comunicação digital 10 vezes mais rápida do que as tecnologias anteriores.
Televisão de alta definição
Desde 2009, a Comissão Federal de Comunicações exige que as emissoras de TV nos EUA transmitam exclusivamente em formato digital. A transição das tecnologias de televisão convencional para a digital possibilitou a televisão de alta definição e estabeleceu a televisão como mais do que um simples receptor de sinais transmitidos. Muitas TVs digitais são dispositivos multimídia que exibem programação de televisão, jogos, fotografias e filmes sob demanda, transmitem conteúdo da Internet, reproduzem música e lidam com mídia gravada como CDs e DVDs. À medida que as televisões se tornam mais interativas, elas estão evoluindo para verdadeiros dispositivos de comunicação digital bidirecional.
Outras comunicações eletrônicas
As comunicações digitais tornaram-se onipresentes na sociedade moderna e abrangem uma ampla variedade de tecnologias. Controles remotos, dispositivos de entrada sem chave, walkie-talkies, fones de ouvido Bluetooth, satélites GPS, caixas registradoras e cartões de crédito estão entre as muitas tecnologias que se comunicam digitalmente com pessoas e outros dispositivos. Os futuristas cunharam o termo "Internet das Coisas" para se referir à tendência de habilitar milhares de tipos de dispositivos, de lâmpadas a máquinas de lavar, com recursos de comunicação digital.
Mídia digital física
Dada a sofisticação da transmissão instantânea de dados digitais, pode ser fácil ignorar as atividades de comunicação mais mundanas. Armazenamos dados digitais em vários tipos de mídia física, incluindo CDs, DVDs, pen drives, fitas e chips de memória compactos. Toda vez que você entrega um arquivo a um amigo ou colega, seja ele transferido eletronicamente ou um DVD, você está envolvido em uma forma de comunicação digital.