Eletrônica é o estudo de circuitos elétricos, que geralmente consistem em fontes de energia, fios e outros componentes elétricos integrados. Várias ferramentas de diagnóstico são importantes no comissionamento ou teste de circuitos elétricos. Essas ferramentas incluem dispositivos como voltímetro, amperímetro ou multímetro combinado. Esses dispositivos geralmente são calibrados pelo fabricante antes de serem enviados, mas você mesmo pode precisar calibrar algumas das variedades mais baratas.
Etapa 1
Conecte os dois terminais da fonte de tensão em cada lado do resistor de 1 kOhm.
Etapa 2
Conecte os dois terminais do amperímetro através do resistor ou em paralelo. Isso permitirá que a corrente que flui no resistor seja determinada.
Etapa 3
Ligue a alimentação de tensão e defina-a para 1 V.
Etapa 4
Calcule o valor esperado da corrente usando a lei de Ohm. A lei de Ohm afirma V =IR, onde V é a tensão, I é a corrente e R é a resistência. Neste caso, a corrente esperada é I=V/R e é igual a 1 miliampère, ou mA. Compare isso com o valor medido mostrado no amperímetro. Se os valores forem diferentes, ajuste o botão de calibração no amperímetro para corresponder a 1 mA.
Dica
Para garantir que o amperímetro seja calibrado em uma ampla faixa de correntes, execute o procedimento com resistores de valor diferente.