O software VirusScan da McAfee inclui um scanner de script para maior segurança na Internet. O núcleo da função de verificação de script é um arquivo chamado "scriptproxy.dll". Dependendo de qual versão dos produtos da McAfee está sendo usada, os usuários podem ser solicitados a ativar ou desativar o ScriptProxy por uma janela pop-up do navegador. Em outros casos, os usuários podem ser notificados de que o ScriptProxy foi desabilitado.
Scriptproxy.dll
O arquivo scriptproxy.dll é acionado ao navegar na Internet e visitar um site que tenha controles ActiveX; ele verifica se os scripts do site não contêm vírus perigosos. A McAfee também usa o arquivo DLL para verificar scripts Java e Visual Basic recebidos.
Erros
A Microsoft observa que o arquivo DLL associado ao VirusScan Enterprise 8.0 pode interferir em um programa em algumas versões do Windows que também executa e processa controles Active X. Isso pode fazer com que os scripts falhem e alguns sites fiquem inoperantes. A Microsoft lista uma solução alternativa que desativa o scriptproxy.dll enquanto deixa outros serviços da McAfee ativos. A McAfee lançou um patch para resolver esse problema no VirusScan Enterprise 8.8.0.
Mensagens do navegador ScriptProxy
Se você receber uma mensagem pop-up relacionada ao ScriptProxy, entre em contato com o administrador da rede. No Internet Explorer 9, você pode ser solicitado a habilitar ou desabilitar o ScriptProxy. A desativação impedirá que você especifique sites confiáveis a serem excluídos da verificação de scripts, mas o ScriptScan continuará funcionando. Se você estiver usando o Internet Explorer 11, o Modo de Proteção Avançada do navegador, ou EPM, poderá exibir uma mensagem falsa informando que o ScriptProxy está desabilitado, mesmo quando o ScriptScan ainda estiver verificando. Os administradores devem desabilitar o EPM antes de investigar os problemas de desempenho do ScriptScan.