As portas USB são uma parte importante do hardware do seu computador. Muitos dispositivos se conectam ao computador via USB, como tocadores de música, telefones celulares e câmeras digitais. Essa conexão permite carregar seus dispositivos e gerenciar arquivos neles. Quando você conecta um dispositivo a uma porta USB, normalmente ele é reconhecido automaticamente. Caso contrário, pode haver um problema com a porta. As portas USB às vezes falham sozinhas ou podem ser danificadas à força.
Etapa 1
Conecte uma variedade de dispositivos na porta USB que você acha que está danificada. Se nenhum deles funcionar, a porta provavelmente está quebrada. Conecte os mesmos dispositivos às portas USB em um computador diferente. Se funcionarem, esta é outra indicação de que suas portas podem estar danificadas.
Etapa 2
Execute o Windows Update em seu computador para garantir que seus dispositivos e computador funcionem juntos e tenham os drivers mais recentes. Clique em “Iniciar” e digite “Atualizar” na barra de pesquisa. Clique em “Windows Update”, “Verificar atualizações” e “Instalar atualizações”.
Etapa 3
Abra o Gerenciador de Dispositivos do Windows clicando em “Iniciar” e digite “gerenciador de dispositivos” na barra de pesquisa. Clique no link Gerenciador de dispositivos quando ele aparecer.
Etapa 4
Clique em cada uma das suas portas USB. Na janela Propriedades, procure por "Este dispositivo está funcionando corretamente". Se isso for exibido para cada porta USB, elas não estão danificadas, mas pode haver um problema com seu dispositivo.
Etapa 5
Clique em "Atualizar driver" ao lado de cada porta USB no Gerenciador de dispositivos e o Windows procura e instala o driver mais recente. Se não for possível encontrar um, acesse o site do fabricante do computador e baixe o driver lá. Tente usar a porta USB novamente. Às vezes, drivers desatualizados ou danificados resultam em uma porta USB que não funciona.
Etapa 6
Abra o gabinete do computador desparafusando ou deslizando a tampa lateral. Use uma lata de ar comprimido para limpar a poeira de dentro, especialmente de dentro das portas USB. Se as portas USB estiverem conectadas à placa-mãe, remova o cabo e substitua-o. Essas ações às vezes ajudam a corrigir portas que não funcionam.