O conceito de dispositivos de entrada e saída é muito mais simples do que parece. Esses dispositivos — mais comumente associados a computadores — são o hardware periférico básico que você usa diariamente. O hardware de entrada serve para enviar dados para a CPU do computador, enquanto os dispositivos de saída enviam dados para o usuário.
Mouse e teclado
As duas formas mais comuns de entrada relacionadas a computadores são o mouse e o teclado. Eles servem como gateway de controle para o computador. Eles permitem que o usuário manipule e dite tarefas – desde navegar na Internet até escrever documentos. Teclados mais comumente vêm na forma de teclados "QWERTY", que têm um arranjo que se origina de máquinas de escrever há mais de um século. Os mouses agora vêm em muitos tipos, desde os tradicionais mouses com fio até os mouses sem fio e para laptop.
Monitorar
Como os humanos são focados visualmente, o dispositivo de saída mais comum é o monitor. O monitor transmite visualmente uma imagem, que é criada pelo sistema operacional do computador. O usuário do computador envia manipulações por meio de dispositivos de entrada, que entram na placa-mãe e no processador, acabando por se manifestar no sistema operacional. Os monitores mais antigos – muito parecidos com as TVs – têm CTRs, ou tubos de raios catódicos. Os modelos mais novos geralmente apresentam telas LCD, que têm uma resolução maior e são mais leves.
Impressoras e Scanners
Duas peças de hardware muito semelhantes desempenham uma função intimamente relacionada; no entanto, cada um faz exatamente o oposto do outro. Impressoras—um dispositivo de saída—produzem imagens ou texto do computador. Os scanners, por outro lado, inserem texto e fotos de imagem no computador. Uma representação digital pode então ser modificada e enviada eletronicamente, se desejado.
Microfone e alto-falantes
Áudio de alta qualidade em computadores tornou-se mais comum desde a virada do século. Quase todos os computadores vêm com alto-falantes embutidos; no entanto, você pode conectar alto-falantes externos como um dispositivo de saída mais aprimorado—geralmente através do uso de uma porta USB. Os alto-falantes geralmente estão presentes como um dispositivo de entrada; no entanto, eles geralmente têm baixa qualidade. Eles permitem a transmissão de voz—através da Internet—bem como a gravação de voz.