>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

Como plotar funções logarítmicas no Excel


O Microsoft Excel é usado por muitas pessoas para armazenar informações e criar gráficos, mas também pode ser usado para gráficos de funções. As funções de log não são exceção. Usando uma combinação da função "LOG()" do Excel e a ferramenta de regressão, você pode criar um gráfico de log com aparência suave. Com uma compreensão básica do Excel, o processo leva apenas alguns minutos.

Etapa 1


Insira uma série de valores na coluna "A" que correspondam aos marcadores do eixo x que você deseja usar. Por exemplo, se seus dados forem de 0 a 100, você pode optar por inserir os valores "x" 10, 20, 30 etc. Apenas certifique-se de que seus valores "x" estejam espalhados e não agrupados.

Etapa 2


Digite "=LOG(A1,[base])" na célula B1, substituindo [base] pelo número da base logarítmica que sua função usa. A maioria das funções de log usa a base 10. Alternativamente, você pode substituir "LOG" por "LN" se quiser usar a função de logaritmo natural.

Etapa 3


Copie esta fórmula para todas as células restantes na coluna "B" para as quais existem valores "x" associados na coluna "A". Agora você deve ter uma tabela completa de valores. Esta tabela servirá como uma diretriz para o Excel calcular um gráfico suave.

Etapa 4


Clique na guia “Inserir” e sob o cabeçalho “Gráficos” escolha “Scatter with Only Markers”.

Etapa 5


Clique na guia "Layout", clique em "Linha de tendência" e selecione "Mais opções de linha de tendência".

Etapa 6


Selecione “Logarítmico” e clique em “Fechar”. Isso cria um gráfico suave que se alinha à tabela de dados que você criou.

Etapa 7


(Opcional) Clique com o botão direito do mouse em um dos pontos do marcador e escolha "Format Data Series...".

Etapa 8


(Opcional) Clique em "Opções do marcador" e escolha "Nenhum". Isso oculta os pontos de guia que você usou para criar a linha de tendência.

Dica


Você pode usar essas mesmas etapas básicas para criar outros tipos de gráfico, como polinomial ou exponencial, usando as outras opções de linha de tendência.