No mundo dos gráficos e da arquitetura, renderização é o termo usado para um desenho bidimensional que um artista cria para ilustrar a aparência de uma estrutura depois de construída. Deste termo veio a palavra render, que significa "tornar visível" ou "desenhar". Com o advento da era digital e a introdução de software de design assistido por computador como o Photoshop, esses termos evoluíram para corresponder à evolução das ferramentas disponíveis.
Photoshop
A Adobe Systems Incorporated, desenvolveu e lançou a primeira edição do Adobe Photoshop em 1990. Onze edições subsequentes foram lançadas pela Adobe entre 1990 e 2010. O Photoshop é um programa de edição de gráficos que permite aos usuários editar digitalmente imagens existentes e gerar imagens originais usando o mesmo Programas. Embora sua publicação inicial fosse apenas para Macintosh, a Adobe adaptou o Photoshop para ser compatível e disponível em Mac e PC. O Photoshop foi projetado para trabalhar em conjunto com outros softwares de animação e edição de mídia da Adobe.
Renderizando
A renderização no Photoshop lida especificamente com o processo de obter uma imagem bidimensional de um assunto tridimensional e tornar a imagem final o mais realista possível. Este objetivo é alcançado através do uso de vários efeitos de iluminação e sombreamento, bem como a geração de refração e reflexão de luz ambientalmente adequadas. O uso de qualquer uma dessas técnicas é chamado de renderização. O termo também se aplica ao processo de adicionar textura a uma superfície dentro da imagem.
Filtros de renderização
Os filtros de renderização são uma das várias categorias de filtros disponíveis para uso no programa Photoshop. Os filtros são usados tanto para realizar tarefas de edição, como desfoque ou escurecimento de imagens, quanto para aplicar efeitos especiais, como texturas e distorções. Os filtros de renderização criam efeitos que lidam especificamente com refração e reflexão da luz, geração de nuvens e sombras e aplicação de texturas de fibra. Outros tipos de filtro incluem filtros de desfoque, filtros de pinceladas, filtros de ruído, filtros de pixel e filtros de esboço.
Usos
O processo de renderização no Photoshop tem muitos usos potenciais no mundo da edição de gráficos. Ele pode ser usado para criar a ilusão de uma variedade de tecidos, como cetim ou fibra de algodão. Também pode ser usado para alterar a hora do dia sugerida por uma imagem, ajustando a quantidade e a intensidade da iluminação. Ele pode gerar sombras e realces realistas em uma imagem plana para criar a impressão de três dimensões.