Um nome de arquivo de computador tem duas partes:um nome base e uma extensão de arquivo. As duas partes são separadas por um ponto. O nome base distingue o arquivo de outros arquivos no mesmo diretório. Uma extensão de arquivo informa ao computador como lidar com o arquivo seguindo uma convenção estabelecida pelo desenvolvedor do aplicativo de criação.
Formato
Uma extensão de arquivo geralmente é um acrônimo ou abreviação de três ou quatro letras. Uma extensão pode ter de um a 253 caracteres, mas a convenção limita seu comprimento a três ou quatro caracteres. Uma extensão pode conter letras ou números, mas não pode conter caracteres de controle, pontos, barras, barras, pontos de interrogação, dois pontos ou asteriscos.
Identificação do arquivo
A extensão do arquivo permite que os usuários de computador identifiquem rapidamente a natureza do conteúdo de um arquivo. Os usuários podem agrupar, classificar ou ordenar arquivos em um diretório por extensão de arquivo. Isso fornece um método simples de manter todos os arquivos do mesmo tipo juntos, tornando as pesquisas em listas de arquivos mais rápidas. A duplicação de extensões de arquivo para diferentes aplicativos, no entanto, significa que o usuário deve estar ciente de possíveis incompatibilidades.
Segurança
As extensões de arquivo fornecem ao usuário um meio de verificar a confiabilidade de um arquivo. Por exemplo, um arquivo EXE anexado a um email de um remetente desconhecido pode indicar que o email é malicioso. Essa extensão de arquivo ".exe" indica que o anexo é um arquivo executável, em vez de um anexo normal. Por outro lado, um e-mail com um arquivo TXT, que contém apenas texto simples anexado, provavelmente não prejudicará o computador.
Aplicativos
O Windows usa extensões de arquivo para determinar como ele abre diferentes tipos de arquivos. Quando um usuário clica duas vezes em um arquivo para abri-lo, o Windows o abre com o aplicativo associado à extensão desse arquivo. A configuração do sistema Windows mantém uma lista de aplicativos e suas extensões de arquivo associadas. Estes são chamados de "programas padrão". Se uma extensão de arquivo específica estiver registrada em um programa, o Windows iniciará esse programa sempre que o usuário optar por abrir um arquivo com essa extensão. No entanto, apenas um aplicativo pode ser registrado como o programa padrão para cada extensão de arquivo. Para usar um programa diferente do padrão para abrir um arquivo, clique com o botão direito do mouse no arquivo e escolha “Abrir com”.