Existem inúmeras vantagens de sistemas de autenticação que são usados para identificar o usuário de uma casa, ATM ou um sistema de computador de autorização de segurança. O principal objetivo desses sistemas é validar o direito do usuário de acessar o sistema e as informações e proteger contra roubo de identidade e fraudes. Embora ainda existam desvantagens em alguns sistemas, à medida que o mundo dos negócios e o mercado eletrônico se tornam mais complexos, as vantagens da autenticação são cada vez mais óbvias.
Autenticação baseada em senha
O uso de senha e nome de usuário é a forma mais comum de autenticação usada e geralmente é considerado o método mais barato e conveniente. Isso exige que o usuário forneça e lembre-se de uma chave contendo uma quantidade especificada de caracteres alfabéticos e numéricos em relação a um nome de usuário ou endereço de e-mail que deve estar correto em cada login. As senhas salvas em uma rede podem ser criptografadas para evitar roubo por funcionários ou programas criados por hackers.
Autenticação baseada em dispositivo
Dispositivos de hardware portáteis semelhantes a cartões de crédito em tamanho com uma tarja magnética para armazenar dados foram projetados como um método de autenticação. Esses cartões inteligentes armazenam com segurança informações de certificados públicos e privados, são transportados pelo usuário e inseridos em um leitor de cartão conectado a um dispositivo de computador. Muitos desses sistemas exigem o uso de um PIN e serão bloqueados se um PIN incorreto for inserido um determinado número de vezes, impedindo o uso em caso de roubo.
Autenticação biométrica
A autenticação de usuário por biometria identifica e verifica a identidade do usuário com medições de características únicas armazenadas no servidor de programas, eliminando a necessidade de senha ou cartão de identificação. As estatísticas fisiológicas geralmente usadas são coisas como impressão digital, reconhecimento facial e varredura de íris ou retina. As varreduras de reconhecimento de voz, assinatura e pressionamento de tecla são chamadas de biometria comportamental. Todas as verificações associadas a esta autenticação são altamente individuais para cada usuário e são muito difíceis de roubar ou reproduzir.
OpenID
A OpenID Foundation foi criada em um esforço para evitar que informações confidenciais sejam interceptadas e abusadas por sites desonestos ou inseguros. A senha do usuário é fornecida apenas ao provedor de identidade, e o provedor verifica a identidade do usuário nos sites visitados, o que elimina o armazenamento repetido de um nome de usuário e senha. O usuário e o provedor são as únicas entidades que têm acesso à senha, e o usuário pode controlar exatamente quanta informação é compartilhada.