Com streaming de vídeo, jogos online e videoconferência sendo necessidades da internet moderna, não é surpresa que as pessoas estejam cada vez mais interessadas na velocidade da conexão. Se você realizou um teste de velocidade on-line e descobriu que sua conexão com a Internet não é tão robusta quanto você deseja, vários fatores diferentes podem estar afetando a velocidade da sua Internet. Em geral, embora muitos fatores possam ser responsáveis, o tipo de conexão à Internet que você possui, seu roteador e o nível de tráfego da Internet em momentos diferentes afetam a velocidade mais do que qualquer outra coisa.
Tipos de conexão e velocidade
Se você tem idade suficiente para se lembrar da internet discada, sabe que o tipo de conexão que você tem tem um grande efeito na sua velocidade. As conexões de fibra oferecem a conexão mais rápida à Internet, mas os cabos de fibra ótica necessários não estão disponíveis em todos os lugares. A internet a cabo funciona através dos mesmos cabos que transmitem os sinais de TV a cabo e é o próximo tipo de conexão mais rápida.
Entre as opções mais lentas, as conexões de linha de assinante digital (DSL) operam por meio de uma conexão que se assemelha a um fio telefônico, mas é modificada para suportar banda larga e oferecer velocidades de conexão rápidas. A Internet via satélite é tão rápida quanto o DSL, embora possa ter problemas com latência. Como o nome sugere, é transmitido sem fio para o receptor via satélite. Embora o tipo de internet que você possui afete a velocidade, é provável que apenas um número limitado de opções esteja disponível em sua área.
Largura de banda e velocidade da Internet
A largura de banda informa a velocidade máxima que você pode obter do seu provedor de internet, mas isso não significa que você obtém essa velocidade o tempo todo. Se uma empresa anuncia "até 8 Mbps", isso significa que a conexão que você possui pode suportar uma velocidade de internet de até 8 megabits (não bytes, 1 byte =8 bits) por segundo em circunstâncias ideais. A única maneira de mudar isso é mudar de provedor ou alterar seu tipo de conexão com a Internet.
Seu roteador afeta a velocidade de conexão
Seu roteador é responsável por gerenciar a conexão de internet para todos os diferentes dispositivos em sua rede doméstica, literalmente "roteando" a conexão para diferentes dispositivos. Ao mesmo tempo, o modem conecta sua rede doméstica à própria internet. Esses termos são usados alternadamente, mas isso faz sentido porque um roteador e um modem geralmente estão contidos no mesmo dispositivo. Independentemente disso, a qualidade do seu roteador e modem pode ter um efeito significativo na sua conexão. A maioria dos dispositivos combinados fornecidos por provedores de serviços de internet são adequados para uso geral, mas se você tiver muitos dispositivos ou demandas intensivas, pode valer a pena investir em um de melhor qualidade.
Sua conexão com seu roteador
Outro fator importante é a qualidade da conexão do seu dispositivo ao seu roteador. Se o seu roteador estiver muito longe do seu dispositivo, isso causará um gargalo na velocidade da sua conexão. Para obter o melhor desempenho, minimize o número de barreiras entre o roteador e o dispositivo, principalmente paredes, grandes aparelhos feitos de metal e tanques de peixes contendo água.
O tráfego geral da Internet afeta a velocidade
Quando muitas pessoas estão online, a velocidade da conexão geralmente diminui. Na maioria dos casos, você não notará uma diferença por causa disso, mas nos horários de pico, como quando as pessoas estão chegando em casa do trabalho, pode haver quedas perceptíveis na velocidade. Você também pode ver isso acontecer se realizar testes de velocidade da Internet em diferentes momentos do dia.
A distância até o servidor
A conexão de sua casa precisa viajar para um servidor local para se conectar à Internet mais ampla. A distância física entre sua casa ou onde quer que você esteja tentando se conectar e o servidor pode ter um efeito substancial nas suas velocidades. Infelizmente, há compreensivelmente pouco que você possa fazer sobre isso, além de se mudar. Seu provedor pode melhorar a situação de algumas maneiras, mas como consumidor, você está praticamente preso.