Os operadores de redes de computadores nem sempre usam a mesma terminologia para os cabos que conectam os componentes em seus sistemas. Termos gerais como "cabo de rede" podem definir muitas aplicações diferentes. O termo "Ethernet" descreve o método de acesso padrão de rede local (LAN), mas não um cabo em si. Qualquer cabo que conecte esse acesso dentro de uma LAN pode ser chamado de "cabo de rede" ou "cabo Ethernet" sem descrevê-lo especificamente.
Redes locais (LAN)
As LANs podem ser grandes ou pequenas. Uma linha de assinante digital que chega à sua casa com portas de conexão para quatro computadores forma uma pequena LAN. Na extremidade maior do espectro, todo o sistema de computador na sede de um banco mundial em um prédio de 20 andares - incluindo todas as estações de trabalho - forma uma LAN muito maior. Muitos dos cabos em qualquer situação podem ser chamados de "cabos de rede" ou "cabos Ethernet".
Ethernet
O termo "Ethernet" implica que o sistema é com fio, ao contrário de "Wi-Fi", que é sem fio. O "hub" ou "switch" no centro da LAN pode ser acessado por qualquer um. Uma estação de trabalho que precisa de uma "placa de rede" para se conectar ao sistema implica que precisa de um cabo de "rede" ou "Ethernet" para fazer a conexão. Todos aqueles com "cartão sem fio" operam sem cabo.
Velocidades de Ethernet
A Ethernet opera em velocidades de 10, 100, 1.000 ou 10.000 megabits por segundo (Mbps) e são designadas com o termo "Base-T". As portas de combinação rotuladas como 10/100/1000 permitirão que os sistemas operem na velocidade mais alta possível para a aplicação. O termo "Gigabit Ethernet" significa 1000 Base-T e "10 Gigabit Ethernet" significa 10.000 Base-T.
Distâncias dos cabos
Embora a Ethernet normalmente seja executada em dois pares trançados de fios conectados com um plugue RJ45, ela também pode ser executada em cabos coaxiais ou de fibra óptica. Com par trançado, o sinal só pode viajar até 328 pés. Com cabo coaxial, no entanto, a distância aumenta para mais de 300 metros; e com cabo de fibra óptica, até seis milhas. Em qualquer um desses casos, os cabos podem ser chamados de "cabos de rede" ou "cabos Ethernet".