Dispositivos de saída são máquinas que podem representar – ou emitir – dados gerados por um computador. Os dispositivos fazem isso usando mecanismos auditivos ou visuais. De acordo com o professor de psicologia Kent L. Norman da Universidade de Maryland (ver Referência 1), os três dispositivos de saída mais comuns para um computador são monitores, saídas de áudio e impressoras.
Monitores
Também conhecidos como unidades de exibição visual, os monitores de computador permitem que os computadores criem representações visuais temporárias de dados. Os monitores tradicionalmente produziam essas visualizações usando a tecnologia de tubo de raios catódicos, ou CRT. Essa tecnologia usa um tubo de vácuo para disparar elétrons em uma tela, o que gera pontos coloridos ou pixels de fosforescência. Novas tecnologias de monitor de computador incluem tela de cristal líquido ou LCD, que cria pixels aplicando corrente elétrica a uma camada de moléculas de cristal líquido, e plasma, que cria pixels aplicando corrente elétrica a uma mistura de gases nobres. Enquanto a maioria dos monitores de computador tradicionais tem uma proporção de 4:3, os monitores mais modernos têm uma proporção de 16:9, o que permite que eles suportem o formato de vídeo widescreen.
Saídas de áudio
Os dispositivos de saída de áudio permitem que os computadores produzam representações auditivas de dados como arquivos WAV, MP3 e MIDI. As saídas de áudio mais comuns para computadores são alto-falantes, que enviam ondas sonoras para fora vibrando cones especializados. Os alto-falantes criam essas vibrações por meio de estimulação elétrica. Outras saídas de áudio populares para computadores são fones de ouvido, que criam vibrações como alto-falantes. No entanto, em vez de projetar o som para fora, os fones de ouvido focam o som em direção ao ouvinte.
Impressoras
As impressoras são dispositivos de saída que permitem que os computadores criem representações visuais permanentes de dados, como arquivos JPG, GIF e PNG. As impressoras tradicionais contam com a tecnologia matricial, que usa fios para estampar pequenos pontos de tinta no papel. As impressoras de computador mais modernas geralmente contam com tecnologia de jato de tinta ou laser. Enquanto as impressoras a jato de tinta criam imagens pulverizando gotas de tinta no papel, as impressoras a laser criam imagens disparando feixes de luz monocromáticos densos em tambores fotossensíveis, que então transferem o toner, ou tinta seca, para o papel.
Cópia impressa versus cópia eletrônica
Você pode classificar os dispositivos de saída mais comuns para computadores como cópia impressa ou eletrônica. Enquanto dispositivos de cópia impressa, como impressoras, produzem representações físicas e tangíveis de dados, dispositivos de cópia eletrônica, como monitores, produzem representações intangíveis de dados:as imagens que aparecem na tela não existem fora do computador. As saídas de áudio também são saídas de cópia eletrônica, pois os sons que elas geram não se exteriorizam permanentemente. A criação de uma cópia impressa do áudio exigiria o uso de um gravador de CD ou outro dispositivo de saída menos comum.