O uso de sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) vai além da instalação de software e de seguir as instruções de um manual do usuário. As organizações que não aproveitam os recursos do ERP desperdiçam a oportunidade de melhorar o processamento, a geração de relatórios e a precisão dos dados. As mudanças devem ir além dos procedimentos detalhados para inserir dados para incluir o design completo do processo de negócios em várias áreas funcionais.
Aproveitando ao máximo um sistema ERP
Etapa 1
Padronize processos e dados de negócios. Os sistemas ERP fornecem os meios para que todos os aplicativos compartilhem uma única definição de dados, regras de processamento e padrões de formato. A falha na padronização tira o maior benefício do modelo ERP.
Etapa 2
Distribuir o controle do processamento para a fonte de informação. O ERP permite que você espalhe a entrada de dados e o acesso a todas as partes da organização. Os dados serão mais atuais, precisos e serão tratados uma vez em vez de passados de pessoa para pessoa antes de entrar no sistema.
Etapa 3
Utilize recursos de fluxo de trabalho. Os sistemas ERP geralmente têm a capacidade de automatizar processos passando informações eletronicamente de uma função para outra. As transações que devem ser tocadas por vários usuários podem ser encaminhadas instantaneamente, agilizando o processo de trazer resultados para os clientes.
Etapa 4
Integre o sistema com clientes e fornecedores para que possam acessar e fornecer informações com mais rapidez e precisão. A maioria dos fornecedores de ERP tem ferramentas que permitem que terceiros se comuniquem com seu sistema, mantendo as proteções e a segurança da integridade dos dados.
Etapa 5
Utilize ferramentas analíticas que permitem que as organizações definam metas dentro do sistema de transações e relatem o status real em relação a essas metas. Como o ERP opera com um único modelo de dados, a geração de relatórios exige menos esforço e resultados mais oportunos.
Etapa 6
Redesenhe seus processos de negócios. Usar processos e procedimentos antigos com um novo sistema é o maior erro que muitos clientes cometem. Os processos antigos provavelmente foram projetados em torno da falta de recursos do sistema. Os sistemas ERP têm tecnologia melhor e permitirão que você projete processos em torno das necessidades reais do negócio.