A tecnologia desempenha um papel muito importante na determinação de como fazemos negócios, e as novas tecnologias surgiram como um componente primordial para impulsionar os negócios. A nova tecnologia cria eficiências no mundo dos negócios em termos de satisfação do cliente e níveis mais altos de inovação e lucratividade. Para se manter competitivo nos negócios, é necessário estar a par dos avanços tecnológicos.
Aumento dos lucros
A linha de fundo nos negócios é o lucro; nova tecnologia produz lucro melhorando o desempenho de uma empresa. Para ter sucesso em um ambiente de negócios em constante mudança, as empresas precisam implementar novas tecnologias para substituir métodos obsoletos de operação. Permanecer competitivo em um mercado ferozmente agressivo é difícil, quando novos métodos não são usados para melhorar a produtividade e aumentar o lucro. Um exemplo do novo substituindo o antigo é o uso do Enterprise Resource Planning (ERP). Este é um software integrado que une todos os departamentos de uma organização, eliminando a necessidade de vários sistemas pequenos e diferentes. O ERP gerencia efetivamente o desempenho de aspectos importantes do negócio, como o planejamento de produtos. Trabalhar em um único banco de dados integrado é mais eficiente do que ter cada departamento trabalhando sozinho. As informações são registradas, processadas, monitoradas e reportadas, proporcionando um banco de dados flexível que integra todos os departamentos. O ERP não substitui exatamente o computador em um departamento; é a implementação de atualizações do sistema para melhorar o desempenho para níveis mais produtivos.
Qualidade de trabalho melhorada
A implementação de novas tecnologias tem a vantagem de melhorar a qualidade do trabalho através da utilização de métodos de operação mais simples. Um bom exemplo de melhoria da qualidade do trabalho é o uso de robôs para realizar tarefas de produção, como soldagem e pintura por spray. Os avanços tecnológicos levaram à substituição da tecnologia antiga por uma nova família de robôs programáveis. Essa nova tecnologia agora permite que robôs trabalhem na linha de montagem, realizando tarefas de montagem com grande velocidade e eficiência. A lógica por trás do uso de robôs que deslocaram o elemento humano é a melhoria da qualidade do trabalho a uma taxa de saída mais rápida.
Altos custos de investimento
A implementação de novas tecnologias geralmente envolve altos custos iniciais. Embora o custo de contratação de novos trabalhadores seja mais barato no curto prazo, o desembolso financeiro necessário para comprar uma nova tecnologia muitas vezes está além dos meios de uma empresa. Isso torna mais difícil para as empresas que não podem arcar com a tecnologia para permanecer no negócio. Os funcionários trabalham primeiro e são pagos depois. Com a tecnologia, a empresa tem que fazer o investimento inicial antes de poder perceber qualquer vantagem de produção.
Desemprego
Em uma economia onde cada trabalho é muito necessário, a nova tecnologia pode tornar alguns funcionários obsoletos. A nova tecnologia é capaz de permitir que um trabalhador produza os resultados de três. Enquanto a produtividade e a eficiência aumentam, certos empregos tornam-se redundantes e levam ao desemprego. Quando uma nova tecnologia é implementada e paga, torna-se mais barato manter a tecnologia do que pagar pelo trabalho. Para que a nova tecnologia seja implementada com sucesso, é necessária alguma redundância de trabalho.