Os computadores são projetados para aparecer como um dispositivo inteiro, mas na verdade são compostos de várias partes. Cada componente de um computador lida com funções específicas relativas ao todo, como o disco rígido, que armazena arquivos digitais. Os computadores utilizam diversos dispositivos para se conectarem uns aos outros, alguns internos e outros externos, formando redes que permitem enviar e receber informações.
Placas de interface de rede
As placas de interface de rede (NICs) são um componente físico dentro dos computadores. As placas de rede possuem circuitos que permitem enviar e receber informações de e para outros dispositivos em rede, como impressoras e outros computadores. Existem dois conjuntos de números que as NICs usam para se comunicar. O primeiro é chamado de endereço de controle de acesso de mídia (MAC). Pense no endereço MAC como o número de segurança social de uma pessoa. É único e nunca muda, permitindo que um computador alcance outro em qualquer lugar do mundo. O segundo número é chamado de endereço IP (Internet Protocol). Pense no endereço IP como um endereço de correspondência. Quando um computador está conectado a uma rede, ele recebe um endereço local diferente dos computadores próximos. Quando o computador se muda, o endereço IP muda, assim como seu endereço de correspondência muda quando você se muda.
Cabos Ethernet
Os computadores se conectam uns aos outros usando cabos, da mesma forma que os telefones. Na verdade, usando um modem e um provedor de serviços de Internet discada (ISP), os computadores podem se conectar à Internet usando cabos telefônicos padrão. O acesso à Internet de banda larga (T1, DSL) é assim chamado porque oferece velocidades de transmissão significativamente mais rápidas através do uso de cabos Ethernet, que são fisicamente mais grossos que os cabos telefônicos padrão e oferecem conexões de Internet "sempre ligadas". Os cabos Ethernet são conectados diretamente às portas das placas de interface de rede. O DSL também oferece acesso de alta velocidade por linhas telefônicas.
TCP/IP
Transmission Control Protocol/Internet Protocol (TCP/IP) é a espinha dorsal da Internet e o verdadeiro idioma que os computadores usam para conversar entre si. Essencialmente, é um conjunto de padrões para enviar informações da placa de rede de um computador, por meio de linhas de transmissão, para outra placa de rede. O computador converte os dados em linguagens que podemos entender. Quando as coisas estão funcionando corretamente, os bilhões de bits de informação que seu computador envia usando TCP/IP são invisíveis. No entanto, a configuração incorreta do TCP/IP não é incomum e pode impedir que seu computador converse com outras pessoas ou acesse a Internet.
Rede Wi-Fi
A tecnologia Wi-Fi permite que os computadores se conectem através de redes sem fio. Esta tecnologia é um problema padrão com computadores laptop. Computadores habilitados para Wi-Fi usam NICs com antenas de rádio para transmitir e receber informações de rede e outros dados pelo ar. Devido à sua natureza, o Wi-Fi expõe seus dados a maiores riscos de segurança, pois os sinais podem ser interceptados por qualquer outro receptor de rádio. O uso de senhas e criptografia de dados adicionam uma camada de segurança à rede sem fio. Mesmo com Wi-Fi, os fios são usados em algum ponto para facilitar a transmissão de dados, normalmente no ponto de acesso. Os computadores habilitados para Wi-Fi conectam-se a pontos de acesso ou dispositivos de rede que coletam sinais e os propagam pela Internet.