A memória RAM defeituosa pode deixar seu computador lento e fazer com que os programas travem ou fechem inesperadamente. O utilitário Memtester é executado em computadores Linux para testar a memória diretamente do sistema operacional. Execute a ferramenta Memtester como usuário root para bloquear adequadamente a memória antes de realizar o teste. O código de saída do utilitário informará se a memória está funcionando corretamente ou, se não estiver, qual parte do teste falhou.
Etapa 1
Abra uma janela do Terminal ou do Konsole. Você pode encontrar esses programas no menu principal de programas ou clicando com o botão direito do mouse na área de trabalho.
Etapa 2
Digite o comando "which memtester" para verificar se o utilitário memtester está instalado no computador.
Etapa 3
Instale o utilitário memtester a partir do repositório de software, se ainda não estiver instalado. Os usuários do Ubuntu e Linux Mint digitam "sudo apt-get install memtester" na linha de comando. Os usuários do Fedora digitam "yum install memtester" na linha de comando.
Etapa 4
Digite o comando "su -" para se tornar o usuário root. Os usuários do Ubuntu e Linux Mint digitam "sudo" imediatamente antes do comando memtester.
Etapa 5
Digite o comando "memtester 100 5" para testar a memória. Substitua "100" pelo tamanho, em megabytes, da RAM instalada no computador. Substitua "5" pelo número de vezes que você deseja executar o teste.
Etapa 6
Digite o comando "echo $?" para mostrar o código de saída quando você vir um prompt de comando novamente. Se a saída for "0" a memória está funcionando corretamente. Os outros resultados possíveis são:
x01:Erro ao alocar ou bloquear memória ou erro de invocação x02:Erro durante teste de endereço preso x04:Erro durante um dos outros testes.
Etapa 7
Digite o comando "exit" para fechar a sessão raiz.
Dica
Nos sistemas Ubuntu, use a ferramenta Memtest86+ que você encontrará no Ubuntu Live CD. Inicialize a partir do Ubuntu Live CD, pressione e segure a tecla Shift e selecione a opção Teste de Memória.