Em meados da década de 1990, os desenvolvedores da Netscape criaram uma linguagem de script simples para usar como ferramenta para tornar os sites mais interativos e envolventes. Essa linguagem acabaria sendo conhecida como Javascript. Muitos usuários hoje não sabem que os recursos do cliente de e-mail ou site de rede social dos quais dependem são o resultado de milhares de linhas de programação Javascript inteligente e complexa.
Javascript interno
Para que o código Javascript faça sua mágica, ele deve de alguma forma ser incorporado no local apropriado em uma página da Web específica à medida que a página é carregada. O código Javascript interno é o código que é colocado em qualquer lugar da página da Web entre as tags HTML . Muitos desenvolvedores da Web optam por colocar seu código Javascript antes da tag.
Javascript externo
O código Javascript colocado em um arquivo separado do código HTML é chamado de Javascript externo. O código Javascript externo é escrito e usado da mesma forma que o Javascript interno. O arquivo deve ter a extensão ".js", embora praticamente qualquer outra extensão funcione com navegadores modernos. Uma diferença importante:o código externo não deve ser colocado entre as tags, ou o código não funcionará.
O navegador da Web deve saber que precisa carregar código externo. A página da web deve ter as seguintes tags HTML referenciando o script:
A URL informa ao servidor web onde localizar e carregar o código Javascript.
Vantagens do Javascript interno
Se o número de linhas de Javascript for relativamente pequeno, uma página da Web com Javascript interno será carregada mais rapidamente do que páginas que devem fazer referência a código externo. Isso ocorre porque, à medida que o navegador da Web carrega a página e encontra a referência ao código externo, ele deve fazer uma solicitação separada ao servidor da Web para buscar o código.
Vantagens do JavaScript externo
Se um código idêntico for usado em várias páginas de um site, os arquivos JavaScript externos serão benéficos. Você só precisa incluir uma referência ao código externo nas páginas que realmente exigem esse código. Se o código Javascript for alterado, apenas um arquivo deverá ser editado; as alterações estão instantaneamente disponíveis para todas as páginas que precisam do código. Armazenar Javascript em arquivos externos também facilita a manutenção de sites:as páginas são menos confusas e o desenvolvedor da web tem menos linhas de código para percorrer para fazer as edições necessárias. Menos linhas de código HTML também podem ajudar os spiders dos mecanismos de pesquisa a indexar melhor seu site e encontrar palavras-chave importantes.
Finalmente, se um visitante for para outra página contendo as mesmas referências externas de JavaScript, a segunda página será carregada mais rapidamente, porque o navegador do usuário terá armazenado em cache ou armazenado o arquivo Javascript localmente.