Embora um disco rígido seja normalmente onde um sistema operacional está instalado, há várias maneiras de executar um computador sem ele. Os computadores podem ser inicializados em uma rede, por meio de uma unidade USB ou até mesmo a partir de um CD ou DVD. Quando você tenta executar um computador sem um disco rígido, geralmente será solicitado um dispositivo de inicialização.
Inicialização do computador
Quando um computador é executado pela primeira vez, um POST (Power On Self Test) é executado. Isso verifica todo o hardware para garantir que tudo esteja respondendo corretamente e, em seguida, uma série de bipes do sistema é executada. O BIOS é carregado e o computador procura um dispositivo de inicialização com base na ordem dos dispositivos na memória. Esses dispositivos podem ser discos rígidos, unidades de rede, unidades externas ou até mídia removível. Muitos servidores são realmente executados em um dispositivo de rede única com o hardware carregando um sistema operacional na memória RAM pela rede.
Nenhum dispositivo encontrado
Se o seu sistema executar a lista de dispositivos no BIOS e nenhum estiver disponível para inicialização, ele simplesmente executará uma série de bipes de alto-falante do PC e informará que nenhum dispositivo inicializável foi encontrado. Você verá uma tela em branco, com uma única mensagem e um cursor piscando. Se houver um dispositivo disponível para inicialização, mas a máquina não conseguir reconhecê-lo, você pode tentar modificar as configurações do BIOS e reorganizar a ordem de inicialização para reconhecer o dispositivo primeiro.
Inicialização de rede
É cada vez mais comum uma empresa criar sistemas sem disco que inicializam pela rede. Esses sistemas são todos controlados por um único servidor que simplesmente virtualiza um sistema de desktop na máquina remota. A vantagem da inicialização da rede sobre a inicialização do disco rígido local é que tudo pode ser controlado em um único servidor, juntamente com backups redundantes completos. Isso remove a falha do disco rígido como uma possível maneira de perder uma máquina cheia e é uma ótima maneira de facilitar o uso de hardware barato e facilmente substituível.
Inicialização periférica
Dispositivos periféricos são comumente usados para inicializar ferramentas de diagnóstico e outros sistemas Live, ambientes operacionais que são carregados inteiramente na RAM do computador. A maioria das máquinas modernas pode inicializar a partir de discos rígidos externos, unidades flash USB e cartões de memória flash. Na verdade, muitos roteadores Cisco populares usam cartões de memória flash como meio de inicialização ou para estender o armazenamento de arquivos de configuração.