Se a sua impressora produzir páginas perfeitas quando você fizer um autoteste, mas tudo o que você obtiver for um código de erro ao tentar imprimir do Windows, você terá um problema de comunicação. Veja como fazer o seu PC e a impressora falarem novamente.
Etapa 1
Certifique-se de que o cabo da impressora esteja conectado firmemente entre o PC e a impressora. O cabo deve ter menos de 10 pés (3 m) de comprimento.
Etapa 2
Verifique se há pinos tortos no cabo da impressora. Se você encontrar algum, endireite-os com um alicate de bico fino.
Etapa 3
Se você não tiver certeza sobre seu cabo, tente trocá-lo por um de outra impressora. Se a impressora começar a funcionar de repente, você sabe que o cabo original está com defeito.
Etapa 4
Se você estiver substituindo um cabo paralelo, certifique-se de obter um IEEE 1284 (veja a etiqueta da embalagem ou pergunte a um vendedor). Cabos mais antigos geralmente não funcionam em impressoras mais novas, mesmo que pareçam funcionar.
Etapa 5
Verifique o site do fabricante da sua impressora e baixe a versão mais recente do software do driver para sua impressora.
Etapa 6
Abra a pasta Impressoras nos menus Iniciar, Configurações.
Etapa 7
Clique com o botão direito do mouse no ícone da sua impressora.
Etapa 8
Escolha Excluir.
Etapa 9
Clique duas vezes no ícone Adicionar impressora na pasta Impressoras.
Etapa 10
Siga as instruções do assistente para adicionar impressora para reinstalar o software do driver.
Etapa 11
Abra a pasta Impressoras nos menus Iniciar, Configurações.
Etapa 12
Clique com o botão direito do mouse no ícone da sua impressora e selecione Propriedades.
Etapa 13
Verifique se todas as propriedades da impressora estão configuradas conforme recomendado pelo fabricante da impressora. Você pode procurar essas diretrizes na documentação que acompanha a impressora ou, caso a tenha perdido, no site do fabricante.
Etapa 14
Clique com o botão direito do mouse em Meu Computador e selecione Propriedades (no Windows 2000, você precisará clicar na guia Hardware).
Etapa 15
Vá para o Gerenciador de dispositivos.
Etapa 16
Clique duas vezes em Portas (COM e LPT).
Etapa 17
Clique duas vezes em Printer Port (LPT1) e selecione a guia Resources.
Etapa 18
Verifique a caixa "Lista de dispositivos em conflito" para um conflito de linha de solicitação de interrupção (IRQ). Nenhum outro dispositivo deve estar usando o mesmo IRQ da porta da impressora.
Etapa 19
Se você encontrar um conflito, desative o dispositivo incorreto ou atribua a ele um novo IRQ. Para desabilitar um dispositivo, localize-o no Gerenciador de Dispositivos, abra sua caixa de diálogo Propriedades, selecione a guia Geral e marque "Desabilitar neste perfil de hardware".
Etapa 20
O Windows deve estar desativado, portanto, reinicie o computador em um prompt de comando do DOS. No Windows 95, pressione F8 quando as palavras "Iniciando o Windows 95" aparecerem e, em seguida, escolha Somente prompt de comando do modo de segurança no menu Iniciar.
Etapa 21
No Windows 98, reinicie o computador, pressione e mantenha pressionada a tecla Control depois que o computador concluir o autoteste de inicialização e escolha Somente prompt de comando do modo de segurança no menu Iniciar.
Etapa 22
No prompt de comando, digite a palavra "conjunto" e pressione Enter.
Etapa 23
Anote o local (o caminho do arquivo DOS) da variável TEMP.
Etapa 24
Altere seu diretório para a pasta que você anotou na etapa 4. Por exemplo, se TEMP estiver definido como C:WindowsTemp, digite "cd windowstemp" e pressione Enter.
Etapa 25
Quando estiver na pasta Temp, você poderá excluir quaisquer arquivos temporários que possam estar lá, digitando "del *.tmp" e pressionando Enter. Não exclua esses arquivos enquanto o Windows estiver em execução, pois o Windows 95/98 ou um programa baseado no Windows pode estar usando um deles.
Etapa 26
Digite "cd windowsspoolprinters" e pressione Enter para alternar para a pasta de spool.
Etapa 27
Exclua todos os arquivos de spool que encontrar aqui digitando "del *.spl" e pressionando Enter.
Dica
Simplesmente desligar a impressora por alguns segundos para limpar sua memória pode resolver um número surpreendente de problemas da impressora. Windows 95, Windows 98 e Windows Me incluem uma ferramenta de solução de problemas de impressão. Tente imprimir a partir de um programa simples de edição de texto, como o Bloco de Notas do Windows, para descartar um problema com um aplicativo específico, como seu processador de texto ou programa gráfico.