Os termos intercambiáveis "marcas de corte" e "marcas de corte" apontam para segmentos de linha curtos dispostos nos cantos de uma obra de arte impressa para definir onde cortar as bordas externas do papel, deixando apenas a arte para trás. A maioria dos softwares gráficos, incluindo o Adobe Illustrator, oferece recursos e funções que automatizam a colocação dessas marcas para que você não precise criá-las manualmente. As pranchetas do Illustrator - as áreas semelhantes a páginas nas quais você desenha - definem a área imprimível do seu trabalho artístico, mas as marcas de corte fornecem apenas guias para corte manual ou produção de impressão comercial.
Etapa 1
Pressione "V" para alternar para a ferramenta Seleção. Clique ou marque em torno de um objeto ou conjunto de objetos para torná-los a seleção ativa em seu arquivo do Adobe Illustrator. Para incluir um objeto que você escondeu ou bloqueou, pressione "F7" para revelar o painel Camadas, gire para abrir o triângulo de abertura para a camada que contém a arte e ative o globo ocular de visibilidade ou clique no ícone de cadeado que indica um estado do objeto.
Etapa 2
Abra o menu "Objeto" e escolha "Criar marcas de corte" para exibir um conjunto editável de marcas de canto nos quatro cantos da caixa delimitadora invisível que define a altura e a largura gerais do seu trabalho artístico.
Etapa 3
Clique ou marque ao redor das marcas de corte para editá-las ou excluí-las. Para ocultá-los da mesma forma que você ocultaria qualquer objeto do Adobe Illustrator, selecione-os e pressione “Ctrl-3”.
Dica
Além das marcas de corte editáveis, o Adobe Illustrator também pode criar essas marcas como um efeito ao vivo. Abra o menu "Efeito" e escolha "Marcas de corte" para adicioná-los. Para excluir marcas de corte que você criou como um efeito, selecione o objeto ao qual você as aplicou, pressione "F6" para abrir o painel Aparência e arraste o item Marcas de corte para o ícone de lixeira do painel.
As marcas de corte no estilo japonês usam linhas duplas que definem um sangramento interno. Para criar um trabalho artístico que pareça se estender até a linha de corte de uma página, você estende a tinta ou o toner além da linha de corte em uma área impressa extra chamada sangria e corta o excesso de papel.
Se você definir marcas de corte em uma prancheta e imprimi-la ou exportá-la com a opção Marcas e sangria ativa na caixa de diálogo Imprimir, sua saída conterá dois conjuntos de marcas de corte:as que você desenhou ou criou como efeito e as incluídas no sua saída.
Aviso
As marcas de corte aparecem em uma cor especial chamada "Registro". Não tente usar essa cor para nada, exceto para marcações de página. Ao contrário de outras cores, o Registro aparece em cada placa de cor quando você separa o trabalho artístico em suas cores primárias de impressão - ciano, magenta, amarelo e preto - ou as cores exatas em uma obra de arte definida por tintas pré-misturadas.
As informações neste artigo se aplicam ao Adobe Illustrator CC 2014, Adobe Illustrator CC e Adobe Illustrator CS6. Pode diferir ligeiramente ou significativamente com outras versões ou produtos.