>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

Como executar o CHKDSK


A execução periódica do CHKDSK no prompt de comando permite que o Windows verifique, corrija e recupere informações de erros no disco rígido. Você pode executar o utilitário CHKDSK, conhecido como Check Disk, inserindo comandos na linha de comando com parâmetros específicos. Esses parâmetros informam ao utilitário CHKDSK quais ações você deseja que ele execute durante uma varredura. Você deve abrir o prompt de comando com privilégios administrativos antes de executar o CHKDSK.

Abrir prompt de comando


Como o CHKDSK é um utilitário de linha de comando, você precisa abrir o Prompt de Comando para acessá-lo. O CHKDSK também requer acesso administrativo ao Windows para operar com eficiência. Abra a tela inicial do Windows e digite "cmd.exe" para realizar uma pesquisa. Clique com o botão direito do mouse em “Prompt de comando” nos resultados da pesquisa e selecione “Executar como administrador”. Clique em "Sim" ou, se necessário, autentique com uma conta administrativa. A janela do prompt de comando aparece com um cursor após "C:\Windows\system32>" por padrão.

Executar CHKDSK


Execute o CHKDSK digitando "chkdsk" na linha de comando. Embora você possa executar o utilitário sem nenhum parâmetro, ele não corrigirá os erros detectados no volume. Digite “chkdsk /f” e pressione “Enter” para executar uma verificação padrão do CHKDSK que corrige automaticamente os erros. Para verificar uma unidade específica, digite o comando como "chkdsk D:/f" substituindo o "D:" pela letra da unidade. Para realizar operações adicionais, adicione parâmetros adicionais -- com espaços entre -- ao comando. Por exemplo, "/r" localiza e recupera setores defeituosos e "/x" desmonta a unidade antes da verificação.