O Firewall do Windows é um programa de segurança que gerencia as informações que chegam ao seu computador da Internet ou de redes externas. Ele é pré-instalado em computadores com Windows 8.1 e 7 e é ativado por padrão. Dependendo das suas configurações, ele bloqueia ou permite o acesso ao seu sistema, protegendo-o contra software malicioso e hackers. Você pode personalizar suas configurações, portanto, vale a pena verificá-las para garantir que você esteja obtendo a proteção certa para suas necessidades.
Abra suas configurações de firewall
No Windows 8.1, selecione "Pesquisar" no menu Charms e digite "firewall" na caixa de pesquisa. Você também pode iniciar uma pesquisa na área de trabalho do Windows 8 digitando "firewall". Selecione "Firewall do Windows" quando ele aparecer nos resultados da pesquisa. No Windows 7, clique no botão “Iniciar” – o logotipo da Microsoft – e depois em “Painel de Controle”. Selecione "Sistema e Segurança" e depois "Firewall do Windows" para abrir a tela de informações.
Verifique as configurações do firewall do Windows
A tela de informações do Firewall do Windows fornece um instantâneo de suas configurações para redes públicas e privadas. Seu computador doméstico está em sua rede privada e a área pública é para conexões de rede que você pode acessar quando estiver fora de casa, digamos, em um laptop. Se o firewall estiver ativado, haverá uma marca verde e um crachá ao lado do nome da rede; se estiver desligado, há um "X" vermelho e um crachá. Cada caixa de rede contém um detalhamento das configurações individuais que informam como o programa gerencia as conexões de entrada.
Alterar as configurações do firewall do Windows
Use o menu lateral na tela de informações para ativar e desativar o firewall e personalizar suas configurações. Se estiver ativado, bloqueia automaticamente a maioria das conexões; no entanto, você pode permitir programas, recursos e aplicativos colocando-os na lista de itens permitidos. Se você selecionar "Ativar e desativar o Firewall do Windows", poderá configurá-lo para bloquear todas as conexões - isso é mais útil se você estiver usando uma rede pública. Se você deseja controlar as conexões, marque a caixa de notificação - o firewall informa sempre que bloqueia uma conexão e você pode decidir se permite ou não. Esteja avisado - se você desativar o Firewall do Windows, seu computador não estará protegido, a menos que você esteja executando um programa de segurança alternativo.