Como solucionar problemas de um amplificador de guitarra Muitos problemas de amplificadores de guitarra podem ser resolvidos com uma simples solução de problemas. Mesmo que o amplificador não possa ser consertado, muitas vezes uma vez que o problema é diagnosticado, ele pode ser contornado durante o show. A chave é solucionar problemas do amplificador com uma ordem específica de testes.
Etapa 1
Desligue todos os cabos para confirmar que não é um problema com uma das linhas. Se o amplificador for um cabeçote, tente trocar os gabinetes dos alto-falantes, se possível.
Etapa 2
Verifique se todas as válvulas estão acesas e aquecidas em um amplificador valvulado. Se algum estiver rachado, frio ou apresentar uma película esbranquiçada no interior, é necessário substituí-lo.
Etapa 3
Tente usar outros canais do amplificador. Se funcionarem, o amplificador poderá ser usado nos outros canais até que possa ser reparado. Se não, continue o processo.
Etapa 4
Contorne os pré-amplificadores conectando a guitarra diretamente em um amplificador de potência ou direto no jack. Estes são freqüentemente encontrados na parte traseira da unidade. Se o amplificador funcionar quando a guitarra estiver conectada diretamente, o problema está nos pré-amplificadores ou nos conectores que conectam o pré-amplificador e o amplificador.
Etapa 5
Teste os conectores que fazem a ponte entre o pré-amplificador e o amplificador conectando uma guitarra em um canal e, em seguida, conectando um plugue fictício fechado neles. Jacks para verificar incluem entrada auxiliar, saída de pré-amplificador, entrada de amplificador de potência e loop de efeitos.
Etapa 6
Se os plugues falsos restaurarem o som, o conector em que foram conectados deve ser substituído. Caso contrário, o amplificador deve ser examinado por um técnico em eletrônica qualificado.
Aviso
Amplificadores de guitarra, mesmo quando desconectados e desligados, ainda podem reter quantidades perigosas de tensão CC. Nunca abra um dispositivo eletrônico sem treinamento adequado.