De acordo com o Google, a Internet consiste em mais de 30 trilhões de páginas da Web e está constantemente crescendo. Dados esses números, não é surpresa que alguns sites sejam mais confiáveis do que outros. Ou seja, alguns sites apresentam informações que são amplamente consideradas confiáveis, e outros não - e o mesmo vale para sites e pessoas:nem sempre é fácil determinar em quem você pode confiar. Não existem métodos infalíveis para garantir a honestidade e a precisão online, mas uma variedade de pistas e técnicas podem ajudá-lo a avaliar a credibilidade de um site. Isso inclui revisar a propriedade do site, examinar o conteúdo e o design, pesquisar outras opiniões sobre um site e verificar com seu próprio bom senso.
Verifique com seu bom senso
Considere o propósito do site. Páginas com forte posicionamento de advocacy, principalmente sobre temas polêmicos, nem sempre apresentam informações objetivas. Sites que querem vendê-lo – um produto, uma ideia, um estilo de vida, um ponto de vista político – às vezes têm mais interesse na persuasão do que na verdade.
Considere o design do site. Uma página na Web construída com cores berrantes, gráficos piscantes e som e vídeo intrusivos pode estar mais interessada em chamar sua atenção do que em apresentar informações confiáveis. Páginas cheias de anúncios podem estar se concentrando mais em gerar receita do que em fornecer conteúdo útil.
Considere a fonte
Olhe para o URL do site. Um endereço de site que termina em .gov ou .mil é um site oficial do governo dos EUA, e as informações no site geralmente passam por extensas camadas de revisão e garantia de qualidade antes de serem postadas. Os sites de universidades e escolas geralmente são identificados por uma extensão .edu e geralmente seguem os padrões acadêmicos para materiais postados (a menos que as escolas forneçam aos alunos páginas da Web pessoais, nesse caso, pode não haver padrões para as informações postadas pelos alunos). Outras extensões comuns como .com, .org e .net têm protocolos altamente variáveis para controle de qualidade, resultando em muitos sites confiáveis, mas muitos menos confiáveis.
Uma fonte que você conhece bem, como uma biblioteca local, jornal, empresa ou organização comunitária, provavelmente criará uma presença on-line que reflita a credibilidade off-line do grupo. Sites construídos em grande parte ou totalmente a partir de conteúdo gerado pelo usuário, como muitos sites de mídia social, são menos propensos a ter mecanismos para garantir a credibilidade das informações publicadas.
Descubra o que os outros pensam
Coloque o endereço URL do site entre aspas - "www.anysite.com" - e use-o como termo de pesquisa no Google, Bing ou qualquer outro mecanismo de pesquisa. Examine os resultados da pesquisa para ver quais outros sites estão referenciando o URL e os tipos de comentários que os sites têm sobre o URL. Sites que têm muito poucas menções em outros lugares da Internet não foram amplamente vistos e terão pouco ou nenhum testemunho quanto à credibilidade do site. Sites com centenas ou milhares de menções geralmente terão feedback dos usuários do site quanto à sua credibilidade geral. Por exemplo, se você vir muitos resultados de pesquisa que se referem ao site como um "golpe", trate o conteúdo do URL que você pesquisou com ceticismo.
Identifique o autor do site, seja uma pessoa ou uma organização, e pesquise também pelo nome do autor. Seus resultados de pesquisa fornecerão feedback sobre como o autor é considerado. Para sites sem informações sobre quem ou qual grupo criou o site, o conteúdo deve ser visto com cautela.
Faça algumas pesquisas
Use ferramentas online para obter feedback adicional sobre um site específico. Alexa oferece detalhes sobre a popularidade, o tráfego e o histórico de um site. Ele também identifica outros sites na Web com conteúdo semelhante para que você possa comparar como os sites apresentam informações. Enciclopédias online como a Wikipedia têm entradas em sites maiores da Internet e geralmente incluem comentários sobre como a comunidade de usuários percebe a credibilidade de um site. Para sites de negócios, você pode verificar o Better Business Bureau para obter classificações sobre os negócios em geral. BBB também inclui classificações para organizações de caridade. Insira o endereço de um site em ferramentas online como o Norton Safe Web para descobrir se um site foi identificado como contendo malware e não é seguro para visita. O registro whois do site inclui detalhes sobre quando o site foi registrado, por quem e de qual país.