Como saber quando usar emoticons. As palavras podem soar duras quando ditas sem uma piscadela ou um sorriso para que outros usuários da Internet saibam que você quis dizer que seu ponto de vista era amigável ou bem-humorado. Às vezes, porém, você pode usar emoticons de forma inadequada. Veja como saber quando empregá-los.
Etapa 1
Considere o contexto. Se você estiver em uma sala de bate-papo, enviando mensagens instantâneas, postando em um fórum de discussão ou escrevendo um e-mail informal, um emoticon pode aliviar o clima e transmitir seu ponto de vista. Mesmo com alguns e-mails de trabalho, um simples sorriso pode fazer uma solicitação para outro funcionário parecer menos dura. Os emoticons não são apropriados em cartas de apresentação de candidatura a emprego, e-mails para superiores ou dirigentes de sua empresa, reclamações a um funcionário do governo ou em qualquer outro contexto em que você precise ser levado a sério.
Etapa 2
Verifique quantos emoticons você já usou em seu e-mail ou postagem de discussão. Um excesso de emoticons pode fazer você parecer imaturo. Adolescentes e pré-adolescentes costumam usá-los excessivamente. Uma por forma de correspondência é suficiente para adultos.
Etapa 3
Mantenha seu emoticon simples. O smiley básico, o rosto zangado, a piscadela, o rosto triste ou o rosto risonho são tudo o que você precisa. Ficar chique com smileys ou figuras animadas que representam Sadaam Hussein ou Homer Simpson parecerá bobo para a maioria dos adultos, especialmente em e-mails de trabalho.
Etapa 4
Deixe suas palavras falarem mais. Pessoalmente, nossas expressões faciais e gestos fazem parte do trabalho de comunicação, mas o que dizemos conta a maior parte da história. A comunicação online é semelhante. Um smiley ou uma piscadela podem sugerir que suas palavras devem ser tomadas em um contexto amigável, mas suas palavras são mais importantes.