O prompt de comando do Windows fornece uma interface baseada em texto para inserir comandos do sistema, semelhante ao DOS em computadores mais antigos. Como o Windows usa principalmente uma interface gráfica de usuário, a maioria das pessoas nunca precisará usar o Prompt de Comando regularmente:A maioria de suas funções pode ser acessada por meio de áreas como o Painel de Controle. Usuários avançados, no entanto, podem encontrar mais detalhes do sistema e utilizar ferramentas avançadas do sistema acessíveis apenas por meio do prompt.
Acessando o prompt de comando
Para iniciar o prompt de comando, pressione a tecla "Windows", digite "cmd" sem aspas e clique em "Prompt de comando" nos resultados da pesquisa. Se você precisar executar o prompt de comando como administrador - também chamado de execução com permissões elevadas - clique com o botão direito do mouse em "Prompt de comando" nos resultados da pesquisa e clique em "Executar como administrador". Muito poucos comandos no prompt requerem permissões elevadas; aqueles que o fizerem irão informá-lo quando você tentar usá-los. Você pode iniciar o prompt em uma pasta específica clicando com o botão direito do mouse nessa pasta e escolhendo "Abrir janela de comando aqui".
Como encontrar informações no prompt
O prompt de comando fornece acesso rápido a alguns detalhes do sistema. Por exemplo, encontrar seu endereço IP atual por meio do Painel de Controle exige que você abra uma série de painéis e janelas de propriedades. Com o prompt, basta um único comando:"ipconfig". O prompt também pode fornecer detalhes não disponíveis em outros lugares, como a causa da última ativação do computador do modo de suspensão, encontrada digitando "powercfg -lastwake".
Utilitários de sistema avançados
O Windows oferece uma variedade de utilitários acessíveis apenas por meio do prompt de comando. Embora nenhum seja necessário para o uso diário do computador, eles fornecem aos usuários avançados maneiras de economizar tempo e realizar tarefas que seriam impossíveis sem a instalação de software adicional. Por exemplo, o comando "robocopy" pode copiar arquivos de um local para outro com determinadas condições, isso é usado para criar backups. Outro comando poderoso, o "mklink" cria links simbólicos, um tipo de atalho que todos os aplicativos seguem automaticamente.
Aprendendo comandos do prompt de comando
Para aprender a usar um comando específico, adicione um espaço seguido por "/?" sem aspas após qualquer comando no prompt. Isso exibe o arquivo de ajuda do comando, incluindo todas as suas opções. Para ver uma pequena lista de comandos disponíveis, use o comando "help". O site da Microsoft tem uma lista completa de comandos (consulte Recursos). Alguns comandos podem alterar e potencialmente danificar seu sistema se usados incorretamente, portanto, não digite um comando a menos que você saiba o que ele faz.
Isenção de responsabilidade da versão
As informações neste artigo se aplicam ao Windows 8 e 8.1, bem como ao Windows 7. Elas podem variar ligeiramente ou significativamente em outras versões.