Copiar sua unidade local, que também é comumente chamada de unidade C, é uma maneira de proteger seu PC e seus dados. Criar uma cópia de backup garantirá que seus dados não sejam perdidos. Além disso, caso seu computador seja infectado por um vírus, você pode reconstruir e recuperar facilmente seus dados com a cópia de backup da unidade C.
Etapa 1
Verifique o tamanho da sua unidade C. Vá em “Meu Computador”, clique com o botão direito e clique em “Propriedades”.
Etapa 2
Compacte sua unidade C para economizar espaço em disco. Isso não será usado apenas para backup ou cópia, mas também para economizar espaço geral e deixar mais espaço disponível para uso futuro.
Etapa 3
Escolha uma mídia para você transferir uma cópia da sua unidade C. Certifique-se de que qualquer mídia que você decida escolher será suficiente para fazer backup de seu disco local ou unidade C. As opções podem ser um disco rígido externo, que é o método mais preferido, um segundo disco rígido interno (desde que seu PC tenha slots expansíveis disponíveis), vários discos compactos ou mini pen drives de pelo menos 8 GB cada.
Etapa 4
Conecte ou insira a mídia de destino da cópia. Se for uma unidade externa, ela pode ser conectada por um firewire ou um conector USB que vem com ela. Conecte-o a uma porta USB disponível. Para disco rígido interno, conecte-o a um slot disponível em seu computador. Leia as instruções para compatibilidade. Para o mini flash drive, conecte-o a um hub USB. Para um CD, coloque-o na bandeja de CD.
Etapa 5
Copie sua unidade C. Vá para “Meu Computador”, expanda o sinal de mais, escolha “Unidade C”, clique com o botão direito do mouse em “Unidade C” e clique em “Copiar”. Você pode selecionar a unidade inteira ou escolher arquivos se o espaço não for suficiente. Por exemplo, para mini drives flash, você pode precisar usar dois; para CD, você pode precisar de quatro ou cinco CDs para copiar.
Etapa 6
Transfira a cópia para uma mídia de sua escolha. Você pode clicar com o botão direito do mouse na nova mídia clicando com o botão direito do mouse e escolhendo "Colar" ou pressionando "Ctrl" e "V" ao mesmo tempo no teclado. Escolha a unidade para a qual a mídia será transferida navegando pelas unidades do seu computador.
Etapa 7
Aguarde a conclusão da cópia antes de desconectar. Você pode querer manter o disco rígido externo e o disco rígido interno conectados. Ao fazer isso, você pode criar um agendamento de backup para executar diariamente em determinados horários para realizar um backup automático de seus arquivos, desta forma você não perderá dados recém-adicionados a cada dia. Você pode agendar isso em incrementos diários ou backup completo semanal.
Etapa 8
Etiquete sua cópia. Isso é especialmente útil antes de armazenar os CDs e mini pen drives em um cofre à prova de fogo. Etiquete-o com título e data. Por exemplo, "Cópia da unidade C--mês/dia/ano". Para os discos rígidos internos ou externos, você pode verificar no software de backup as datas para rastrear os arquivos.
Etapa 9
Agende futuras cópias ou backups. Como mencionado anteriormente, é por isso que os discos rígidos externos ou internos são mais preferidos; você pode apenas ter uma tarefa agendada para fazer backup de arquivos diariamente e semanalmente. No entanto, se você escolher CDs ou mini pen drives, lembre-se de agendar a cópia dos arquivos pelo menos uma vez por semana, ou sempre que tiver adicionado trabalho importante no disco local ou na unidade C.
Aviso
Mantenha seu CD e Mini flash drive em um cofre à prova de fogo. Adicione proteção por senha à sua mídia para impedir que alguém invada seus arquivos.