>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

Como instalar um sistema operacional em um computador


Quando você compra um computador novo, ele geralmente vem com um sistema operacional instalado em uma partição de disco rígido, mas se você estiver montando um computador ou substituindo um disco rígido, precisará instalar um sistema operacional do zero. Se o seu computador veio com uma partição de recuperação contendo uma imagem de instalação do sistema operacional, você pode inicializar nessa imagem para reinstalar seu sistema operacional. Caso contrário, você precisará de uma unidade USB ou DVD contendo a imagem do disco inicializável para que possa inicializar temporariamente a partir dessa mídia para formatar seu disco rígido e instalar o sistema operacional.

Inicializando em uma mídia de instalação


As placas-mãe de PC geralmente oferecem duas maneiras de inicializar em um meio alternativo. Você pode configurar suas unidades de inicialização padrão na interface do firmware ou pode escolher um dispositivo de inicialização temporário ao ligar o computador. A tela inicial exibida quando você liga seu PC faz parte de uma interface de firmware instalada em sua placa-mãe e contém instruções para inicializar em seu utilitário BIOS ou escolher um dispositivo de inicialização temporário. Normalmente, você seleciona uma opção pressionando “F2”, “F12″ ou uma tecla de hardware do laptop. Com o DVD ou a unidade USB inserida em seu computador, escolha a opção apropriada no menu de inicialização temporária ou siga as instruções do utilitário BIOS para configurar permanentemente a ordem da unidade de inicialização.

O Windows Installer


Se o seu PC veio com uma partição de recuperação, sua tela de inicialização ou utilitário BIOS contém instruções para inicializar a partir desta imagem. Depois de inicializar na imagem de instalação, o instalador o guiará pelas etapas para formatar seu disco, inserir a chave do produto e instalar o sistema operacional. O menu do disco solicita que você particione seu disco rígido e escolha um local para o sistema operacional. Você pode criar uma partição clicando em “Novo”, excluir uma clicando em “Excluir” ou apagar seus dados clicando em “Formatar”. Para Windows de 64 bits, você precisa de pelo menos 20 GB de espaço livre e para Windows de 32 bits, pelo menos 16 GB. No entanto, para liberar espaço para arquivos e aplicativos, você geralmente precisa de cerca de 40 GB. Depois de selecionar uma partição e instalar o Windows, seu computador é reiniciado várias vezes e inicializado em seu novo sistema operacional, que você pode configurar seguindo as instruções na tela.

Instalando o Mac OS X mais recente


A instalação do OS X funciona de maneira diferente porque você só pode obter a imagem do disco na App Store e só pode acessar a App Store no OS X. Esse sistema funciona para a maioria das pessoas porque os Macs vêm com o OS X e você pode atualizar para a versão mais recente versão comprando-a na App Store e clicando duas vezes no instalador. Você deve possuir uma licença para uma versão do OS X compatível com a atualização para a versão mais recente; verifique o número da sua versão clicando no menu “Apple” e selecionando “Sobre este Mac”. Para usuários avançados, a Apple inclui um criador de disco inicializável com novas imagens de instalação. Se você se sentir à vontade para digitar comandos em um terminal, consulte o site da Apple para obter os comandos para criar uma mídia inicializável a partir da imagem de instalação.

Linux no PC ou Mac


A maioria das distribuições Linux é gratuita porque usa principalmente software de código aberto gratuito para fornecer instruções ao seu hardware. Se você tem um PC ou Mac novo ou antigo, você pode instalar uma distribuição amigável como Ubuntu ou Mint tão facilmente quanto instalar o Windows ou OS X. Se você tiver um Mac mais antigo com um processador PowerPC, você precisa instalar o PPC Kernel Linux, que está disponível no site do Ubuntu, Mint ou Debian. A maioria dos novos hardwares requer pouca configuração após a instalação porque o kernel Linux inclui módulos para a maioria dos hardwares modernos. O Ubuntu e o Mint ajudam os novos usuários a instalar drivers adicionais e configurar seus novos desktops após a instalação, para que você não precise ser um especialista em computadores para usar esses sistemas operacionais.